Com porto de Mariel, Cuba quer ser centro
regional de mercadorias
Cuba pretende se tornar o centro
regional de logística de mercadorias com o porto de Mariel, no qual são
executadas obras de ampliação e desenvolvimento com o financiamento majoritário
do Brasil, informou nesta quinta-feira a imprensa oficial.
O terminal de contêineres que vem sendo construído
em Mariel, 45 km ao oeste de Havana, "será uma importante rota de entrada
e saída do comércio cubano e o coração" da Zona Especial de
Desenvolvimento dessa instalação portuária, ressaltou uma reportagem da
televisão estatal.
Os detalhes da obra foram revelados depois que os
presidentes de Cuba, Raúl Castro, e do Brasil, Dilma Rousseff, visitaram na
terça-feira o complexo de Mariel, cujo investimento ronda US$ 900 milhões, dos
quais US$ 640 milhões correspondem a um crédito fornecido pelo país
sul-americano.
A construção é executada por especialistas e
técnicos da Associação Econômica Internacional Mariel Quality - formada por
Cuba - e a companhia de obras de infraestrutura pertencente à brasileira
Odebrecht.
Uma vez remodelado, o porto de águas profundas de Mariel
permitirá "uma logística e uma organização eficiente" do comércio, de
exportações e importações, aproveitando a posição geográfica de Cuba como a
"chave do Golfo" para se tornar um centro regional de mercadorias,
indicou a reportagem.
Na Zona Especial de
Desenvolvimento de Mariel, como foi denominada a instalação, está sendo
construído um píer que medirá mais de dois mil metros e um terminal com
capacidade para receber três milhões de contêineres por ano. O terminal deverá
iniciar as operações de maneira parcial em 2013, enquanto sua construção
prosseguirá.
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