segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ENSAIO DO CARNAVAL NO RIO


Escolas fazem o último ensaio técnico antes do carnaval no Rio

Novo sambódromo tem 12.500 novos lugares, no Centro do Rio.
Portela, Imperatriz e Beija-Flor desfilaram pela Sapucaí no fim de semana.

Foram inauguradas no fim de semana as novas arquibancadas do Sambódromo, que passa a ter 12.500 novos lugares. O fim de semana também foi de ensaio técnico, o último antes do carnaval no Rio. Três escolas passaram pela Marquês de Sapucaí: Portela, Imperatriz e Beija-Flor.

Portela

Quando a Portela entrou na Avenida, nem quem ainda trabalhava na Sapucaí resistiu. Com o samba na ponta de língua, ensaiar é quase como desfilar. No carnaval, a referência que se faz é para outra autoridade.
Para falar sobre a fé popular da Bahia, a Portela mostra que, no enredo, também cabe a beleza da baiana.

Imperatriz

E a Bahia entrou uma segunda vez na avenida com a Imperatriz, que homenageia o centenário de Jorge Amado. A neta e a filha do escritor estavam à vontade. Nem pareciam convidadas de tão integradas com a escola, que vai falar da vida de Jorge Amado, dos grandes romances e do candomblé.
Luiza Brunet parecia estreante. Apesar dos 17 anos à frente da bateria da Imperatriz.

Beija-Flor e reinauguração do Sambódromo

Depois de seis meses de reformas, o Sambódromo foi reinauguradono domingo (13). Quatro novos conjuntos de arquibancadas, frisas e camarotes aumentaram a capacidade de público, que passou de 60 mil para 72.500 lugares.
“Ficou mais amplo, ficou mais claro, tem mais lugares. Está muito melhor”, disse a assistente financeira Helena Amaral.
“Tem uma visão muito bacana daqui, dá pra ver a Sapucaí inteira”, disse outra visitante do sambódromo.
A reforma tirou do papel o projeto original de Oscar Niemeyer, que fez questão de participar da cerimônia, além do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Lusman. No dia da inauguração, ainda havia operários trabalhando.
“Alguém se mudou para casa sem ter uma torneirinha para ajeitar? Deve ter um o outro problema aí, mas em fim, está pronto. Claro que a parte de camarote essa semana vai ter muito trabalho ainda, montar frisa. Tem muita coisa para fazer, mas a obra está pronta”, disse o prefeito Eduardo Paes.
“Muda. Para melhor. É sempre muito bom. Mais público, mais turistas, o público vai chegar mais pertinho de nós. E aumenta a responsabilidade, dançar para um lado, dançar para o outro. Mas que honra! Eu estou muito emocionada e muito feliz”, disse Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor.
No início da noite, as baianas fizeram a tradicional lavagem da Marquês de Sapucaí debaixo de chuva.
A Beija-Flor, campeã do ano passado, foi a primeiro escola a ter a honra de passar pelo Sambódromo renovado. Era o último teste de som e luz e o público não decepcionou. A escola mostrou coreografias com realismo. A ala de mortos-vivos, por exemplo, ensaiou no cemitério.
O enredo sobre São Luiz do Maranhão não esqueceu o papel dos escravos. E para um toque regional, o pandeirão vem à frente da bateria.
A temporada de ensaios técnicos ficou para trás. Agora, passar pela Avenida, só se for para valer.

Nenhum comentário: