quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ALTA TECNOLOGIA - VEJA COMO VOCÊ É POR DENTRO


Pesquisadores utilizam o Kinect para criar um espelho capaz de ver por dentro do corpo humano


O Mirracle também utiliza tecnologia de realidade aumentada para mostrar os órgãos dos usuários.
Você já imaginou ver como seu corpo é por dentro sem precisar passar longas horas fazendo exames médicos? Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Munique, Alemanha, criaram um espelho que utiliza os recursos do Kinect da Microsoft e tecnologia de realidade aumentada para mostrar o corpo do usuário por dentro, o Mirracle.
O Mirracle começou a ser desenvolvido no ano passado e a ideia dos seus desenvolvedores é que o projeto seja utilizado para fins educacionais como aulas de ciências e até anatomia.
Utilizando o Kinect como se fosse um espelho mágico muito famoso nos contos de fadas-, os pesquisadores criaram um aplicativo de realidade aumentada que permite que os usuários visualizem “seus” órgãos como se estivessem dentro de uma máquina de tomografia, por exemplo.
Obviamente, não são os “seus” órgãos. São imagens projetadas de órgãos já cadastrados no programa, apenas posicionados no lugar certo sobre a imagem do corpo do usuário, na tela. Mesmo não sendo uma máquina real de raio X, o conceito é realmente muito útil na esfera educacional.
O Mirracle vem sofrendo melhorias para facilitar seu uso e trazer novos recursos aos usuários. E na última atualização, o mecanismo ganhou recursos como a visualização de modelos anatômicos em 3D e também a visualização de informações extras em texto e imagens.
Um vídeo produzido pelos pesquisadores mostra o Mirracle em ação e pode ser conferido no YouTube pelo atalho youtu.be/jORsG8AG72I.

Nenhum comentário: