quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

NOVIDADE - VAI AJUDAR A POSTURA CORRETA


Designer cria suspensório que alerta os usuários quando eles estão com uma postura incorreta


O Posture Suspenders envia sinais vibratórios para que os usuários corrijam sua postura.
Todos nós sabemos que uma má postura pode acarretar longas sessões de dores e a busca por remédios que possam amenizar o problema. Pensando nisso, o designer Tobias Sonne desenvolveu um suspensório capaz de alertar os usuários quando eles estiverem com uma postura errada, o Posture Suspenders.
O Posture Suspenders é capaz de determinar se o usuário está sentado ou andando com uma postura errada e enviar sinais vibratórios para que ele se corrija.
O acessório é composto por um suspensório comum com um pedaço de tecido elástico condutor e um vibrador, capaz de fornecer ao usuário um feedback sobre sua postura. O tecido condutor muda sua resistência com base no trecho do tecido, o que ajuda a determinar a postura do usuário, ou seja, ele diminui sua resistência se o usuário estiver mau posicionado e volta ao normal quando o usuário está com a postura perfeita.
Além disso, um controle Arduino Pro Mini é costurado aos suspensórios, onde o tecido condutor, o vibrador e um rádio wireless XeBee estão conectados. E uma bateria de 3,6 volts alimenta todo o sistema.
Sonne afirma que existem alguns aparelhos desse tipo disponíveis no mercado, porém, todos utilizam acelerômetros para observar a postura do usuário, o que pode causar certo desconforto já que o aparelho precisa ser calibrado com frequência dependendo do movimento do usuário.
O Posture Suspenders ainda não tem data prevista para chegar ao mercado, mas com certeza irá ajudar muitas pessoas com problemas de dores nas costas.
Um vídeo produzido pelo designer mostra o Posture Suspenders em ação e pode ser conferido no Vimeo pelo atalho vimeo.com/34360545.

Nenhum comentário: