sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ATENÇÃO


Blitz policial


A polícia pode parar qualquer pessoa se existir forte indício ou suspeita de crime. Como não há uma definição específica do que seja “forte indício ou suspeita”, acaba ficando a critério da autoridade policial quem deve ser revistado.

Se uma pessoa se negar a ser revistada, tal atitude poderá ser interpretada como desacato à autoridade policial, crime definido pelo Código Penal. Por isso, procure cooperar e fique atento a qualquer atitude suspeita do policial.

Assim como os oficiais de justiça, agentes policiais possuem fé pública, de maneira que aquilo que eles informarem será interpretado como verdadeiro. Caso você considere a revista realmente abusiva, poderá fazer uma reclamação às autoridades competentes.

Mas lembre-se de que, em razão da realidade social brasileira atual, denunciar o abuso de autoridade ou mesmo um caso de corrupção policial pode apresentar riscos à sua segurança. Por isso, certifique-se de que a autoridade a quem você denunciará o fato seja confiável. (Fonte: P.C.) 

Nenhum comentário: