sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SÓ O GOVERNO DO ESTADO DO RJ NÃO VÊ.


Policiais do Rio declaram greve, mas Comando da PM nega paralisação

Rio de Janeiro, 10 fev (EFE).- Os policiais e bombeiros do estado do Rio de Janeiro decretaram greve na noite de quinta-feira, a apenas uma semana para o início do carnaval, mas o Comando da Polícia Militar afirma que todas as unidades estão em pleno funcionamento.
A greve foi decretada apesar do aumento salarial aprovado pelo Governo do Estado, que foi considerado insuficiente. Com esta declaração, o Rio de Janeiro seguiria os passos da Bahia, onde há 11 dias os policiais estão sem trabalhar reivindicando melhoras salariais.
Além de um melhor salário, os policiais e bombeiros do Rio exigem a libertação de um de seus líderes, o cabo Benevenuto Daciolo, que foi detido na quinta-feira ao retornar de Salvador, onde prestava apoio aos grevistas da Bahia.
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou com antecipação um reajuste salarial de 39% para os policiais e bombeiros que estava previsto para outubro de 2013. Apesar disso, os policiais se decidiram pela greve e culparam o governador Sérgio Cabral pela decisão.
O diretor jurídico do Sindicato de Policiais Civis, Francisco Chao, afirmou que a greve será pacífica e que não será permitido que os agentes cometam atos de vandalismo. A Polícia Civil e Militar e os Bombeiros do Rio de Janeiro somam cerca de 70 mil homens.
Entretanto, o Comando da Polícia militar divulgou em nota que na madrugada de sexta-feira todas as unidades estavam em pleno funcionamento e que não havia paralisação de nenhum tipo de serviço ao cidadão.
O Rio de Janeiro se prepara para o carnaval, que começará na próxima sexta-feira e atrai milhares de turistas do Brasil e do exterior. O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou na quinta-feira que está garantida a segurança do carnaval carioca.
"Nosso foco é o interesse público e a manutenção da paz no estado do Rio de Janeiro", disse Beltrame, que afirmou confiar que o "bom senso" dos policiais não permitirá atos de vandalismo como os registrados na Bahia.



Nenhum comentário: