domingo, 5 de fevereiro de 2012

ESPAÇO GASTRONÔMICO II


Chef Renato Lobato prepara feijoada típica do Brasil

Esta é a primeira receita de uma série de comidas típicas de vários países.
Prato é acompanhado de laranja, couve, arroz, farofa, torresmo e caipirinha.

O chef Renato Lobato começa neste domingo (5) uma série sobre comidas típicas de vários países. Na primeira receita, Lobato vai ensinar um prato brasileiro: a feijoada. O prato é a base de feijão preto e carne de porco. O chef ensina o passo a passo dessa refeição e ainda sugere os acompanhamentos.
Lobato ainda indica os acompanhamentos da feijoada: laranjas fatiadas, couve, arroz branco, farofa de manteiga, torresminhos e caipirinha.

Ingredientes

- ½ kg de feijão preto
- 2 cebolas picadas
- folhas de louro
- 3 dentes de alho picadinho
- ½ xícara de cachaça de boa qualidade
- molho de pimenta ou pimenta em conserva a gosto
- 200 g de bacon cortado em cubos
- 120 g de paio cortado em meia rodela mais grossa
- 150 g de costelinha defumada
- 100 g de linguiça calabresa-
- 120 g de orelha suína
- 200 g de lombo defumado
-200 g de rabinho
- 200 g de barrigada
- 150 g de pé de porco

Preparo

O primeiro passo é dessalgar o rabinho, a orelha e o pé. Deixe de molho de seis a oito horas, e troque a água a cada hora. Durante esse processo, a carne deve ficar na geladeira. O feijão também deve ser deixado de molho antes do cozimento.
Para começar a fazer a feijoada, coloque o feijão, o pé de porco o rabo e a orelha em uma panela de pressão. Tempere com três folhas de louro, cubra tudo com água e leve ao fogo. Após a panela pegar pressão, deixe cozinhar por 40 a 50 minutos.
Depois que o feijão o pé, o rabinho e as orelhas cozidas cozinharem, coloque em outra panela o Bacon e deixe fritar para soltar a gordura. Quando fritar, retire a gordura da panela e acrescente a barrigada. Frite mais um pouco, e coloque a costelinha, o lombo, a calabresa e o paio. Essas carnes devem ser bem fritas. Depois, acrescente o alho e a cebola na panela e refogue mais um pouco. Jogue também pimenta a gosto e a cachaça. Quando for colocar a cachaça, o fogo deve estar baixo, para que não haja risco de combustão. Deixe cozinhar mais um tempo para a cachaça secar.
Com a cachaça seca, coloque na panela o feijão cozido, o pé, o rabo, as orelhas, e o caldo. Deixe cozinhar por mais 50 minutos. Após esse tempo a feijoada está pronta. Para preparar o molho de pimenta, quando o caldo começar a engrossar, é hora de preparar o molho de pimenta, que acompanha a feijoada.
Para fazer o molho de pimenta, retire um pouco do caldo da feijoada e coloque em uma vasilha. Acrescente cebolinha e pimenta em conserva a gosto.
Como acompanhamento da feijoada o chef sugere, laranjas fatiadas, torresminhos, couve crua picada, arroz branco, farofa de manteiga (para fazer coloque farinha de mandioca e manteiga na panela e deixe dourar levemente), o molho de pimenta e caipirinha.


OBSERVAÇÃO MINHA: Na caipirinha a cachaça pode ser substituída pela vodka.

Nenhum comentário: