terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

IDADE LIMITE PARA GRAVIDEZ


'Há limite de idade para gravidez, sim', ressalta pesquisador da USP’


“Com a idade a mulher passa a enfrentar um limite que é fisiológico e a gravidez passa a ter um risco maior”, afirmou Alexandre Faisal.


A decisão de ser mãe está cada vez sendo mais adiada. Isso porque, hoje em dia, as prioridades são outras. Só que os médicos fazem um alerta: a maternidade tardia exige cuidados a mais e a gestante corre alguns riscos. De acordo com Alexandre Faisal, professor-doutor de ginecologia e obstetrícia e pesquisador faculdade de medicina USP, o ‘estalo’ de que ter um filho ‘é agora ou nunca’ começa aos 35 anos. “Há algumas décadas falávamos que era aos 30 anos e eu acredito que, em algumas décadas, falaremos em 40 anos”. Ele ressaltou que há limite de idade para gravidez, sim. “Com a idade a mulher passa a enfrentar um limite que é fisiológico e a gravidez passa a ter um risco maior”. Entretanto, o doutor destacou que com a tecnologia, os resultados obstétricos estão cada vez mais favoráveis.
Vera Lemgruber, chefe do setor de psicoterapia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, afirmou que a medicina progrediu muito nos últimos 50 anos. “A notícia boa é que a medicina aumentou a possibilidade de sobrevida do ser humano; a ruim é que para sobreviver bem custa caro”. Segundo ela, a mulher quando resolve ter um filho tem que programar também a possibilidade de sobrevida. “A longevidade é hoje muito maior do que era há algum tempo”.
 

Nenhum comentário: