quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

INVERNO EUROPEU


Inverno europeu será o mais forte em 30 anos, dizem meteorologistas


Na Ucrânia, com -33°C, 43 perderam a vida. A maioria não tinha casa. Barracas estão sendo distribuídas na Republica Tcheca.


Uma onda de frio glacial atinge a Europa. Segundo os meteorologistas, pode ser uma das temporadas de inverno mais fortes dos últimos 30 anos. O rigor do frio fez 50 vitimas fatais no Japão. A maioria delas caiu nas ruas e de telhados tentando tirar a neve. No Leste Europeu, são quase cem mortes. Na Polônia, os 30°C abaixo de zero mataram cinco pessoas, duas por intoxicação de gás dos sistemas de aquecimento.
Na Romênia, nos últimos cinco dias, 14 não resistiram ao frio de -24°C. Na Ucrânia, com -33°C, 43 perderam a vida. A maioria não tinha casa. Barracas estão sendo distribuídas na Republica Tcheca. Dentro delas, a sobrevivência é uma dura conquista. O frio extremo torna as cidades caóticas e paralisa o trânsito.

Não acostumados a um frio tão intenso, os bolonheses tentam não escorregar nas calçadas. Na quarta-feira (1º), o trânsito ficou interrompido durante horas. As autoridades pedem que as pessoas não saiam de casa.
Muitos trens foram suspensos pelo acúmulo de neve, mais de 50 centímetros. Mil quilômetros de rodovia ficaram brancos. Estradas foram interditadas de norte a sul do país. Os carros são obrigados a usar correntes nos pneus para poder circular nas pistas escorregadias. Os veículos pesados foram proibidos de viajar. Na Toscana, capital mundial do renascimento, os monumentos ficaram cobertos de neve.
Esta onda de gelo extraordinária que veio da Sibéria está provocando muitos transtornos também na Itália. Rodovias foram interrompidas, escolas foram fechadas e várias partidas de futebol foram canceladas. Na região de Bolonha, no norte do país, as previsões são polares. A temperatura deve passar dos -15°C, a mais fria dos últimos 30 anos.

Nenhum comentário: