sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MERCADO ASIÁTICO


Mesmo após acordo na Grécia, cautela pressiona bolsas asiáticas

Na véspera, líderes gregos anunciaram ter chegado a acordo sobre resgate.
Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,61%, após a alta do início do pregão.

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira (10), com investidores preocupados sobre o compromisso da Grécia com a reestruturação de sua dívida mesmo após o tão aguardado acordo do país sobre reformas fiscais para garantir financiamento internacional.
Os líderes políticos gregos fecharam um acordo sobre medidas de austeridade e reformas necessárias para a concessão de um segundo pacote de ajuda externa ao longo de dois anos, e um acordo de troca de dívida entre a Grécia e seus credores privados estava praticamente finalizado.
Mas o presidente do Eurogroup, Jean-Claude Juncker, estabeleceu três condições, dizendo que o Parlamento da Grécia precisa aprovar o pacote, que é preciso definir mais 325 milhões de euros em cortes de gastos estatais, e que garantias políticas precisam ser dadas para a implementação do plano.
Às 7h33, o índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,47%, afastando-se ainda mais da máxima em seis meses alcançada na véspera.
"Eu não acho que alguém pense que será uma solução única e certeira ao desafio. Isso vai acabar sendo uma história sem fim e eu acho que é dessa forma que os investidores estão pensando", disse o diretor de pesquisa de mercados financeiros do Rabobank International para a região Ásia-Pacífico, Adrian Foster, em Hong Kong.
Além disso, na Ásia, o comércio da China encolheu em janeiro sobre o ano anterior, com o fechamento de fábricas durante o Ano Novo Lunar exacerbando a desaceleração da demanda externa.
Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,61%, após a alta do início do pregão.
O índice de Seul encerrou em baixa de 1,04%. O mercado recuou 1,08% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan perdeu 0,61%, enquanto o índice referencial de Xangai teve leve alta de 0,10%. Cingapura retrocedeu 0,71% e Sydney fechou com desvalorização de 0,88%.


Nenhum comentário: