Pesquisa revela que brasileiros estão ecologicamente mais conscientes
A pesquisa
garante: o número de consumidores que deixaram de usar as sacolas plásticas
passou de 5% para 17%, em dois anos.
O
consumidor brasileiro está ecologicamente mais consciente. A conclusão é de uma
pesquisa feita pela Fecomércio, em parceria com o Instituto Ipsos, um instituto
internacional de pesquisa de mercado.
Fechar a torneira para quê? Que importa se a água corre enquanto
caprichamos na limpeza das mãos? Banho bom é aquele demorado. Qual o problema
da Luz acesa sem necessidade? Uma pesquisa mostra que há uma importante mudança
de atitudes entre os brasileiros.
As sacolas reutilizáveis estão virando moda. “Já que estamos em
uma procura de uma vida sustentável, temos que reduzir o uso de plástico ao
possível”, comenta o dentista Salir Lerner.
O empresário Carlos Fernando usa uma caixa de papelão para
carregar as compras: “É mais fácil inclusive para transportar as compras. É
muito fácil fazer isso. É questão de a pessoa ter um pouco de dedicação e a
pessoa se preocupar com o maior ambiente”.
A pesquisa garante: o número de consumidores que deixaram de
usar as sacolas plásticas passou de 5% para 17%, em dois anos. O número de
aqueles que, em casa, separam o lixo orgânico do reciclável também cresceu.
“Ainda falta muito até o consumo consciente, mas esse indicador é uma esperança
de que melhores dias virão no consumo consciente”, explica João Carlos Gomes,
superintendente de Economia e Pesquisa da Fecomércio –RJ.
Os números indicam mais: apontam para o surgimento de um novo
consumidor, com hábitos diferentes e conscientes de que saber usar pode
significar uma visão maior de futuro.
A oceanógrafa Elaine Passos não tem dúvida da importância de
gestos tão simples virarem rotina. “É o futuro do planeta, é a
sustentabilidade. Por que a gente vai jogar fora se pode ser reciclado, se pode
ser reutilizado?”, comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário