quarta-feira, 9 de maio de 2012

VOCÊ E A NATUREZA


Belezas naturais e encantadoras



Santa Rita de Jacutinga conta com belas cachoeiras e lindos pontos turísticos
Encantos: Santa Rita de Jacutinga conta com belas cachoeiras e lindos pontos turísticos
 
Você gosta de natureza? Curte descansar ao som das águas de uma cachoeira? Gosta de esportes radicais? Se a resposta para essas perguntas for sim, você precisa reservar um tempinho para conhecer a cidade de Santa Rita de Jacutinga, em Minas Gerais. O local faz divisa com o estado do Rio de Janeiro, Valença, Conservatória e fica somente a 50km de Volta Redonda, aproximadamente 40 minutos de viagem apenas, sendo uma ótima opção de lazer para os moradores da região do Vale do Paraíba.
Segundo Gil Cunha, guia de turismo da Embratur e gerente da pousada O Meu Canto, os moradores da região Sul Fluminense ainda não têm o costume de viajar para Santa Rita e, atualmente, o grande fluxo de turistas é do Rio de Janeiro.
- Santa Rita é conhecida como a "Cidade das Cachoeiras", tendo em suas águas seus principais atrativos. São muitas opções, dentre as mais conhecidas a "Cachoeira do Boqueirão da Mira" e a "Cachoeira do Pacau". As cachoeiras da cidade, em sua maioria, são afastadas do centro da cidade, onde é necessário percorrer um caminho de carro e fazer uma caminhada para poder aproveitar as maravilhas da região - afirma Gil, ressaltando que o passeio e a vista valem a pena.
De acordo com ele, há quem diga que a cidade possui mais de 100 cachoeiras, a maioria sem trilhas e escondidas nas florestas da Mantiqueira. Foi feito um levantamento há alguns anos e mais de 70 cachoeiras foram catalogadas. Muitas delas nem nome possuem. Atualmente, é possível conhecer cerca de 20 cachoeiras, com estradas e trilhas em condições de acesso.
Além das águas naturais, a cidade possui fazendas históricas como a Fazenda Santa Clara, história viva da escravatura brasileira e uma das maiores do Brasil, palco de novelas da Globo, como Terra Nostra.
Deu para perceber que não faltam locais para descanso na cidade, correto? Mas há espaço também para quem não abre mão de uma boa aventura. Os esportes radicais, como rafting e rapel, tornaram-se uma referência na região. Atualmente, novos esportes estão entrando para a lista de novidades, como o boia-cross, caiaques e tirolesa, que serão os novos atrativos de um parque de aventuras que será inaugurado na cidade ainda este ano.
- A simpatia e a simplicidade mineira são bem marcantes, a Igreja Matriz de Santa Rita de Cassia é magnifica. A caminhada até a Igrejinha do Monte Calvário para ver o pôr-do-sol é obrigatória, e proporciona aos turistas uma linda paisagem de toda a região. Além das construções e antigas estações ferroviárias, que dão um show a parte - aconselha o guia de turismo.
Gil afirma que é muito importante enfatizar que Santa Rita não possui uma grande infraestrutura turística, sendo importante reservar os passeios e hospedagem com antecedência.
A cidade possui cerca de 400 leitos em hotéis.
- Festas da cidade e feriados prolongados são as datas de maior movimento, que além de turistas, recebe muitos santarritenses ausentes, pessoas nascidas ou que possuem parentes na cidade e voltam para visitá-los - ressalta.

Reconhecimento

Atualmente, um projeto do Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Sebrae agitou a cidade com muitas expectativas sobre o seu futuro. A cidade foi selecionada e está em processo de aprovação para ser um dos roteiros da cidade do Rio de Janeiro na Copa de 2014, para Turismo Rural.
- Um novo olhar sobre a cidade conseguiu agregar novos valores aos atrativos já existentes, proporcionando novas opções aos turistas, como visitação a alambiques, fábricas de queijo, doces, artesanatos, dentre outros, ligados a agricultura familiar. Uma maneira de agregar o produtor rural e seus produtos aos serviços de turismo - explica Gil, ressaltando que o nome do projeto é Talentos do Brasil Rural.

Nenhum comentário: