'Clientes ocultos' atuam como espiões e avaliam
serviços de lojas
Clientes
disfarçados são contratados por donos de lojas e restaurantes para avaliar
atendimento e serviços oferecidos por esses estabelecimentos. São os chamados
clientes ocultos.
Nem sempre o pagamento da conta é garantia de um bom
atendimento. Os serviços no Brasil, em geral, deixam a desejar. Por isso, as
lojas estão investindo em um profissional diferente: o espião.
Donos de restaurantes, lojas, concessionárias
estão contratando os serviços do cliente oculto. Ele vai até o estabelecimento
para testar a qualidade do serviço. O relatório desse tipo de profissional pode
render aos funcionários do lugar observado um elogio ou até uma promoção, mas
também pode trazer outras consequências, como a demissão.
A mulher que entra na lanchonete não é uma
cliente comum. “Tento observar tudo, desde o primeiro atendimento, se a pessoa
foi simpática, se o ambiente estava limpo, organizado, se os funcionários
estavam atentos à mesa”, explica uma mulher que atua espiã.
Entre as pessoas que circulam pelo shopping
nem todas estão nele para fazer compras ou para se divertir. Algumas são
clientes disfarçados, contratados pelos donos de lojas e restaurantes para
avaliar o atendimento e os serviços oferecidos por esses estabelecimentos. São
os chamados clientes ocultos.
“São pessoas comuns, dos mais diversos ramos
de atividades, médicos, advogados, donas de casa, estudante que são
selecionados através de um banco de dados próprio e treinados para que possam
reportar a experiência no estabelecimento de maneira bastante minuciosa e
imparcial”, explica o diretor da empresa José Worcman.
O falso cliente se hospeda em hotéis, almoça
em restaurantes, vai ao supermercado, visita uma concessionária e observa tudo
com discrição.
“Se eu tenho alguma anotação para fazer, eu
vou ao toalete, eu faço anotação, rapidinho no meu celular mesmo. Às vezes,
alguma coisa que eu possa esquecer em relação a tempo de algum item que chegou
e depois eu passo essa informação para o relatório”, conta uma mulher que atua
como cliente oculta.
Foi assim que os donos de um restaurante
descobriram que era necessário fazer um ajuste no atendimento. “Não existia uma
percepção dos nossos garçons de explicar quais são os acompanhamentos. Então, a
gente percebeu que nós precisávamos dar um treinamento gastronômico maior aos
nossos garçons, para que eles pudessem realmente interagir com o nosso
cliente”, declara o sócio-operador do restaurante Paulo Roberto Moreira.
As observações feitas pelo cliente oculto podem
influenciar na carreira dos funcionários que são avaliados sem saber. Em alguns
casos, podem até ser demitidos. Mas a empresa que oferece esse tipo de serviço
diz que hoje em dia as empresas investem muito no relacionamento com os clientes.
Portanto, é importante, sim, atender bem para as empresas e para os
funcionários que querem progredir na carreira.
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