sábado, 12 de maio de 2012

FRUTAS CÍTRICAS NO ORGANISMO


Os benefícios das frutas cítricas



Ricas em vitamina C, elas protegem o organismo contra gripes e infecções.


A nutricionista Karin Honorato fala sobre os benefícios das frutas cítricas – laranja, limão, mexerica. Essas frutas estão começando a entrar na safra, o que as tornam mais nutritivas e baratas. Segundo Karin, as frutas cítricas são conhecidas por serem ricas em vitamina C, que ajuda a imunidade, protege o organismo e tem ação contra gripe e infecções. Mas a nutricionista mostra que elas possuem outros benefícios.

De acordo com a Karin, além da vitamina C, essas frutas também são ricas em vitamina A, boa para o cabelo, para a visão e até para imunidade. Outro nutriente citado por ela é o potássio, que age na pressão arterial e também evita as câimbras.
Os flavonoides também estão presentes nas frutas cítricas, segundo a especialista. “Esses flavonoides, principalmente a esperidina e a naridina são substâncias que protegem as nossas células e têm função antibactericida, antivirótica e antialérgica”, diz.

A nutricionista afirma que estudos já comprovam benefícios contra riscos cardiovasculares. “Primeiro, porque são ricas também em ácido fólico. Essa vitamina ajuda a diminuir a quantidade de homocisteína no organismo. Quando a homocisteína está elevada, o risco cardiovascular é maior”, diz.

O ácido cítrico, substância também presente nessas frutas, ajuda a melhorar a viscosidade do sangue, diminuindo os riscos de infarto e derrames, segundo Karin.

Ela ressalta a importância de consumir o limão com a casca, em sucos e preparos de alimentos, devido a concentração do limonemo, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Karin explica também que a ação alcalina dessa fruta é importante para controlar a acidez do estômago.

Sobre a laranja, a nutricionista destaca a importância do consumo do bagaço da fruta e, até mesmo, da parte branca, ricas em fibras. Importantes para o “bom funcionamento intestinal”.
Entre esse grupo de frutas cítricas, a nutricionista classifica a mexerica como a mais rica em fibras. Mas a pessoa deve retirar apenas a casca e a semente para consumir.

Karin ainda destaca a função terapêutica do óleo (sumo) presente nas cascas dessas frutas. “Além de o aroma abrir o raciocínio e melhorar os funcionamentos neurológicos, esses óleos ajudam muito a prevenir infecções”, explicou.

Ela faz um alerta para o cuidado com a exposição ao sol, ao consumir e manusear essas frutas. Isso pode causar queimaduras e manchas na pele.

Nenhum comentário: