sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CUIDADOS AO COMPRAR CARRO USADO


Vai comprar carro usado? Veja o que verificar para fazer um bom negócio


SÃO PAULO - Às vezes, comprar um carro usado é a opção mais viável para o bolso de alguns consumidores e, dependendo do estado de conservação do veículo e da documentação, pode ser uma boa compra.
De acordo com o diretor Comercial do Grupo Dekra Brasil, Luís Neca, na hora de comprar um veículo, o mais importante é ter certeza "de que aquele veículo é, de fato, aquele veículo". “O mais importante, na hora de comprar um veículo usado, é saber sua procedência, para anular a chance de adquirir um bem clonado”, alerta.
Segundo o diretor, por mais que o consumidor se certifique de que os dados do carro estão de acordo com as informações da documentação, somente empresas especializadas em vistoria e inspeção veicular podem garantir a procedência.
Sem problemas Para evitar surpresas, o consumidor deve se atentar a alguns detalhes na hora de comprar um veículo usado. Veja quais são:
1. Compra do veículo: apenas em lugares confiáveis, como concessionárias ou revendedoras autorizadas.
2. Histórico: é importante checar, para saber se ele já passou por acidente, já foi roubado ou se o hodômetro (contador de quilômetros rodados) foi adulterado, por exemplo.
3. Autopeças: verificar se as condições das peças estão de acordo com a quilometragem do veículo é uma das melhores formas de saber se houve adulteração do hodômetro. Se as peças forem muito novas, também é importante desconfiar, pois elas já podem ter sido substituídas, para encobrir as alterações.
4. Desgaste: é importante ficar atento ao desgaste das peças, como pneus, volante, freio, manopla do câmbio, estofado e tapeçaria. Fazer uma inspeção de diagnóstico aponta o real estado desses itens.
5. Itens de segurança: estepe, triângulo e o extintor devem estar em ordem.
6. Motor, o coração do carro: nele, é importante verificar o entorno das conexões, para ter certeza se não há vazamento de óleo. O correto é que o motor esteja sempre com aspecto “sujo”, “empoeirado”. Ele nunca deve ser lavado, já que a água e o sabão ressecam as peças e prejudicam seu bom funcionamento.
7. Porta-malas: cheque o contorno interno do porta-malas para ver se há indícios de ferrugem, que indica a existência de infiltração. Se houver, significa que o veículo já sofreu uma colisão traseira.
8: Pintura: a textura da tinta original do carro é sempre diferente da tinta usada em reparos. Preste atenção se a pintura de todo o carro é homogênea.
9. Numeração: o número do chassi deve estar de acordo com o que consta no documento. Também é importante checar se o número que se encontra no pé dos vidros corresponde aos oito dígitos finais do chassi.
10. Vidros: ficar atento se são todos da mesma marca, caso contrário, podem ter sido substituídos por conta de acidentes ou sinistros.
11. Pneu: verificar a data de validade do pneu, localizada na lateral, e se os sulcos estão dentro das especificações. Há um indicador no sulco do pneu que mostra quando seu desgaste atingiu o limite.

Nenhum comentário: