sábado, 4 de fevereiro de 2012

PARA SER ADVOGADO É PRECISO SABER REALMENTE


Oito em cada dez candidatos não conseguem passar na prova da OAB


Cento e dois mil candidatos estão inscritos para fazer a primeira fase da prova, neste domingo. No último exame, o índice de reprovação foi de mais de 75%.

Eles se conheceram no curso preparatório, se casaram e hoje estudam juntos para mais uma tentativa. Bruna Balido Franco Pimenta vai prestar a prova da OAB pela quarta vez. O marido Enki Della Santa Pimenta pela terceira.
“A prova é difícil, é complicada, então junta a dificuldade e o psicológico, que já vai com uma pressão muito grande”, diz Bruna. Para Enki, é preciso mais do que formação. “O conteúdo cobrado é muito amplo e não dá para você sair da faculdade cru e prestar o exame esperando aprovação”.
O exame da Ordem dos Advogados é obrigatório para quem quer exercer a profissão de advogado. Amanhã, os inscritos terão cinco horas para responder 80 questões de múltipla escolha.


Cento e dois mil candidatos de todo o país estão inscritos para fazer a primeira fase da prova amanhã. A estatística desanima: no último exame, o índice de reprovação foi de mais de 77%.
“Normalmente se atribui o baixo índice de aprovação na OAB à qualidade dos alunos, à quantidade de faculdades de Direito. É injusto levar só para esse lado. A prova da OAB é uma prova extremamente difícil e eu falo como professor de curso preparatório, que trabalha há 12 anos nisso. Ás vezes a prova é mais difícil do que a prova para ser juiz, para ser promotor de Justiça. É uma prova realmente complicada”, garante Alexandre Mazza, professor de curso preparatório
Para Edson Cosac Bortolai, da Comissão de estágio e exame de Ordem da OAB-SP, a prova não é difícil. “A prova é ampla, ela é cansativa, ela é extensa. Porque abrange todas as áreas do Direito”.
De acordo com a OAB, o Brasil é o país que tem o maior número de faculdades de Direito no mundo: são mais de 1.200 cursos. Para a Ordem, nem todas as instituições preparam o aluno como deveriam
“A maioria não está preparado para exercer a função de advogado. Coloca em risco o patrimônio do cliente deles, patrimônio envolvendo a liberdade, patrimônio material. Então a Ordem se preocupa exatamente em evitar que a sociedade seja lesada por um advogado despreparado”, garante Bortolai.
O professor Alexandre Mazza separou algumas dicas para quem vai prestar o exame neste domingo:

Dicas de Direito Tributário

1 – Sempre que houver aumento de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), é obrigatório respeitar 90 dias de anterioridade.
2 – A Constituição Federal de 1988 só prevê 3 impostos com alíquotas progressivas: IR, ITR e IPTU.
3 – A imunidade tributária está prevista sempre sua constituição. Já a isenção tem previsão na lei.

Dicas de Direito Administrativo

1 – Sempre que houver prestação de serviços públicos, a responsabilidade é objetiva. Não depende da culpa do prestador.
2 – Concessionários de serviços públicos têm responsabilidade objetiva perante os usuários e terceiros não-usuários.
3 – Sempre que perguntarem algum prazo, em Direito Tributário e Direito Administrativo, não sabendo a resposta, marque a alternativa que fale em 5 anos.

Nenhum comentário: