quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SINAIS DA ECONOMIA NACIONAL


Inadimplência do consumidor inicia 2012 com queda


SÃO PAULO – A inadimplência dos consumidores teve queda de 0,4% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro do ano passado.
De acordo com o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quinta-feira (9), na comparação entre o mês passado e o mesmo mês de 2011, no entanto, houve crescimento foi de 16,6%.
Os economistas da Serasa Experian explicam que desde o terceiro trimestre de 2011, o consumidor mais endividado vem priorizando quitar suas despesas. Nos últimos quatro meses do ano passado, apenas novembro apresentou evolução mensal (1,9%). “Além do abono de final de ano, a redução dos juros e da inflação ajudou a dar um fôlego no orçamento familiar”, revelam os especialistas.
Decomposição As dívidas com bancos e a inadimplência com cheques sem fundos foram os responsáveis pela queda do indicador, pois tiveram um recuo mensal, na passagem de dezembro de 2011 para janeiro deste ano, de 2,3% e 8,1%, respectivamente.
Já a inadimplência das dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e os títulos protestados, por outro lado, seguraram a queda do indicador, com crescimento de 3,5% e 16,9%, respectivamente, contribuindo com 1,4% e 0,2%, na mesma ordem.

Nenhum comentário: