terça-feira, 1 de maio de 2012

RECEITA - "ESPETO DE ROJÃO"


Receita do interior é atração na festa do Dia do Trabalho em SP



O ‘espeto de Rojão’ foi criado por uma família de Ribeirão Grande (SP).
A festa do Dia do Trabalho reúne oito pratos típicos paulistas.


Neste 1º de maio, Dia do Trabalho, uma festa no Anhangabaú, na capital paulista, reúne aproximadamente 1 milhão de pessoas. Entre as atividades, está uma Feira Gastronômica com pratos típicos do país: Sudeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Nordeste.
Para representar a região Sudeste, o prato selecionado foi o 'Espeto de Rojão', um prato criado onde hoje está o município de Ribeirão Grande (SP).
De acordo com o comerciante Cláudio Balaio, 53 anos, que mantem a tradição, foram feitas diversas reuniões com os organizadores da festa e o espeto foi o vencedor.
O prato é desenvolvido pela família dele há 150 anos. “O Espeto de Rojão começou com meu bisavô. Depois meu avô continuou até passar para o meu pai. Meu pai morreu há um ano, mas desde quando eu e meu irmão éramos crianças, ele ensinou a montagem da receita”, conta.
Ainda de acordo com Cláudio, foram produzidos 2,2 mil espetos, sendo 2 mil mini e 200 gigantes (os gigantes pesam aproximadamente 500gramas). O irmão de Claudio, o também comerciante Orlando Balaio, de 51 anos, foi para a capital para a festa deste 1º de maio na capital. Por telefone, ele contou que por volta das 13h, havia uma fila de mais de 500 pessoas para degustar o espeto.

O Espeto de Rojão

O prato é à base de carne de suína. O nome ‘rojão’ é por causa do formato, que lembra o cone de fogos de artifícios.
Claudio conta que originalmente o bisavô preparava a carne e modelava em cabos de vassoura. A amarração era feita com lascas de bambu. Hoje, os espetos usam espetos de eucalipto e recebem a amarração com barbantes.
Em muitos lugares, encontramos a informação que de o espeto é típico de Capão Bonito (SP). Cláudio explica que isso é porque até a década de 1990, Ribeirão Grande pertencia a Capão Bonito. “Há 16 anos, Ribeirão Grande foi emancipada”, afirma.
Durante a festa, uma das imagens divulgadas foi a do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, degustando um dos rojões.


Kassab (Foto: AE)O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, degustou
o 'Espeto de Rojão'.

Seu Cláudio contou que ficou feliz quando o irmão comentou sobre a visita. “Para nós é um orgulho ver uma tradição da nossa família ganhar destaque”. É o reconhecimento desse trabalho que já tem mais de 150 anos, além de terá nossa região difundida para todo o estado e até pelo Brasil’, afirma.
E se você viu a foto e ficou curioso em como se prepara o prato, eis a receita do 'Espeto de Rojão’

Para preparar 10 rojões você vai precisar de:

5 quilos de pernil ou lombo
3 colheres de sopa de vinagre
80 gramas de sal
150 gramas de farinha de milho
3 ovos
cheiro verde
alho picado
cebola
pimenta à gosto,
10 espetos de eucalipto
20 metros de barbante de algodão.

Misture todos os ingredientes com a mão até virar uma massa uniforme. Deixe na geladeira por duas horas. Quando a massa estiver firme, modele nos espetos e enrole o barbante na carne. Para cada rojão você irá usar dois metros de barbante. Comece debaixo para cima e deixe um pequeno espaço de carne entre uma faixa e outra. Corte o excesso e grude a ponta do barbante na carne.

Leve o rojão para a churrasqueira. Coloque o espeto a mais ou menos 80 centímetros de distância da brasa. Deixe assar por uma hora e meia, sempre virando o rojão para que a parte de fora e de dentro assem por igual.
Para acompanhar, o rojão pode ser servido com arroz, virado de feijão, couve, salada de alface, tomate e pepino.



Um comentário:

Lauro Juarez disse...

Simplesmente maravilhoso! Parabéns à família que conserva essa magnífica tradição.