quarta-feira, 28 de março de 2012

ARCELOMITTAL VENDE PARTICIPAÇÃO TURCA


ArcelorMittal deve reduzir participação em siderúrgica turca à metade



SÃO PAULO - A ArcelorMittal anunciou hoje a intenção de vender, por meio de suas subsidiárias, mais de 134 milhões de ações ? e uma série de garantias relativas à mesma quantidade de papéis ? da siderúrgica turca Ere?li Demir ve Çelik Fabrikalar? T.A.?., ou Erdemir.
A operação, segundo a companhia, está alinhada à estratégia de concentrar seus ativos em negócios considerados prioritários e reduzir o endividamento líquido. Além disso, contribuiu para a decisão o fato de a ArcelorMittal não ter conseguido chegar ao bloco de controle da empresa.
Em comunicado, a ArcelorMittal informa que detém cerca de 537,27 milhões de ações da Erdemir, que representam aproximadamente 25% do capital da siderúrgica. Executada a operação de venda de ações, essa fatia cairá a 18,7% ? se as garantias forem exercidas, a participação chegará a 12,5%.
'A Erdemir é um negócio forte, com perspectivas excelentes. Entretanto, nossa participação não tem sido relevante uma vez que nunca pudemos exercer o controle. Dessa forma, essa decisão está completamente alinhada à estratégia declarada do grupo de focar nos ativos relevantes e reduzir dívida líquida', afirma no comunicado o diretor financeiro da ArcelorMittal, Aditya Mittal.
O grupo se comprometeu ainda a não vender a fatia restante na Erdemir por um ano.

Nenhum comentário: