sábado, 31 de março de 2012

ATENÇÃO AOS TIPOS DE CHOCOLATES


Nutricionista esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de chocolate



Chocolate diet, ao leite, meio amargo, amargo ou branco?
Saiba qual faz bem para sua saúde e qual a quantidade ideal.


Cuidado com o diet

Uma das discussões fica em torno dos chocolates diet. Sylvia explica que este tipo tem menos ou não tem açúcar e geralmente é direcionado aos diabéticos, mas o apelo sobre o fato de não ter açúcar pode enganar quem quer diminuir a ingestão de calorias. “O chocolate diet normalmente tem mais gordura para ficar com a consistência cremosa. Por isso é preciso comê-lo com cuidado”, completa.
O chocolate ao leite, por exemplo, tem um grande valor calórico, mas em comparação ao diet é até menor. Em uma barra de 100 gramas ele tem cerca de 535 calorias, enquanto o diet tem até 565 calorias. Por isso, a nutricionista afirma: “não é bom ingerir muito chocolate de uma só vez. Coma um pedacinho por vez”.
Ainda existem chocolates diet sem gordura, direcionados às pessoas com doenças cardiovasculares e sem sal para os hipertensos. É importante checar os valores nutricionais na embalagem antes de consumir o produto.
Já o chocolate branco, pode ser ainda pior para sua saúde. Ele é constituído a partir de manteiga de cacau, por isso, além de ter maior quantidade de gordura e açúcar, não tem nenhuma quantidade de antioxidantes.

Chocolate bom para saúde

O chocolate amargo, com 70 a 80% de cacau é mais saudável. A nutricionista afirma que “os cardiologistas até recomendam para comer diariamente”. Por conter uma quantidade maior de cacau em sua composição ele também apresenta maior quantidade de uma substância antioxidante e com isso, seu colesterol fica protegido.
Mas é claro, que apesar dos benefícios, os cuidados ainda não devem ser deixados de lado. Sylvia recomenda que em uma dieta de 1500 calorias diárias, apenas um quadradinho da barra seria o ideal a se comer. “Se a pessoa comer mais, é preciso fazer exercício e comer menos gordura naquele dia”, completa.
A nutricionista ainda dá a dica para a Páscoa. “No domingo, evite comer frituras como, por exemplo, o famoso bolinho de bacalhau. É importante ter uma alimentação leve e saudável, substituindo a alimentação por grelhados, assados e saladas. Dessa forma, você pode até comer um pouco mais de chocolate sem culpas”.
Segundo Sylvia Tosi, seja lá qual for o tipo de chocolate escolhido, é preciso ter bom senso e comer com cuidado. “O chocolate tem muita gordura. Já estamos perto do inverno, as pessoas deixam a boa forma de lado nessa época e quando o verão chega é que percebem o que o excesso causou”. E completa com um conselho: “Dieta é diminuir as quantidades, inclusive do chocolate”.

Nenhum comentário: