quarta-feira, 28 de março de 2012

PARA PARAR COM O CRESCIMENTO DOS PELOS


Cientistas inventam gel que pode parar crescimento de pelos


Imagine como seria bom ficar livre da depilação ou da necessidade de fazer a barba. Pois a solução pode estar a caminho. Uma equipe da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriu que uma droga, utilizada para tratar infecções virais do olho em pessoas com Aids, ajuda a parar o crescimento dos pelos indesejáveis quando adicionada a um gel. Os dados são do jornal Daily Mail.


Gel é feito com uma droga utilizada para tratar infecções virais do olho em pessoas com Aids. Foto: Getty Images
Gel é feito com uma droga utilizada para tratar infecções virais do olho em pessoas com Aids

Tudo começou ao constatar que os pacientes do sexo masculino que recebiam altas doses injetáveis de cidofovir apresentavam alopecia (perda de pelo) no rosto. Então, os cientistas decidiram testar se um gel feito com diferentes concentrações do medicamento poderia acabar com o crescimento dos fios.
Um grupo de 16 homens com barbas densas ou muito densas receberam o produto com 1% ou 3% de concentração do antiviral para esfregar diariamente sobre um círculo pequeno de um dos lados da face. Do outro lado, usaram um gel de aparência idêntica, mas sem a droga. Todos foram orientados a fazer a barba diariamente, só parando 48 horas antes de visitar a clínica.
Os resultados mostraram pouco efeito da concentração de 1%, mas uma redução significativa no crescimento do pelo onde o produto de 3% foi espalhado. "O gel foi seguro e bem tolerado. Mas não observamos alopecia total (perda de pelo), como foi calculado anteriormente, e a dose e a duração do tratamento podem ter sido insuficientes para desencadear esse efeito", escreveram os cientistas. Os próximos estudos pretendem investir em formulações mais fortes que 

Nenhum comentário: