sábado, 31 de março de 2012

CARNE SUÍNA DO RS PARA A CHINA


Técnicos chineses vistoriam quatro frigoríficos do Rio Grande do Sul



Objetivo da visita é habilitar empresas para a importação de carnes.
País asiático é um dos maiores consumidores de carne suína do mundo.


Uma missão técnica da China fez vistorias em quatro frigoríficos do Rio Grande do Sul neste sábado (31). O objetivo da visita é habilitar as empresas que podem exportar carnes de frango e suína para o país asiático, um dos maiores consumidores desses produtos no mundo.




Pela manhã, o grupo visitou uma indústria de Santa Rosa, na Região Noroeste. As duas veterinárias chinesas percorreram todas as instalações da fábrica que abate cerca de 3 mil suínos por dia, destinados ao mercado interno e mais 30 países. Foram analisados cuidados com a higiene e as condições sanitárias do local. Outros três frigoríficos de suínos foram vistoriados em Lajeado e Encantado.
Para as empresas, o mercado chinês é importante e muito cobiçado. “A carne suína está na cultura de consumo chinesa e todo mundo quer exportar para eles. E o Rio Grande do Sul tem condições para isso. Se fechar, vai ser importante para a empresa, para a região e para o agronegócio do Brasil como um todo”, explica a fiscal do ministério da Agricultura, Ângela Maraschin.
Após a vistoria, as empresas vistoriadas passarão pelo processo de habilitação. Os técnicos chineses ficam no Brasil até a próxima quinta-feira (5), quando encerram a missão em Brasília (DF). Não há data definida para a divulgação das empresas aprovadas. A abertura do mercado chinês para o produto brasileiro ocorreu em abril do ano passado.











Nenhum comentário: