terça-feira, 27 de março de 2012

SOJA NA ÍNDIA


Área plantada de soja deve aumentar 10% na Índia



Mumbai, 27 - A área plantada com soja na Índia deve aumentar 10% neste verão, já que os preços recordes para a oleaginosa devem encorajar o cultivo. Isso poderia ajudar o país, maior importador de óleos comestíveis, a reduzir a escassez doméstica, afirmaram analistas e executivos do setor nesta terça-feira.
Os preços locais do grão subiram cerca de 30% no último ano e foram cotados a 3.029 rupias indianas por 100 quilos na Bolsa de Commodities e Derivativos da Índia nesta terça-feira, em meio a preocupações com uma safra menor na América do Sul (US$ 1 = 50,766 rupias indianas).
"É a primeira vez na história que os agricultores veem esses preços. Logicamente, vão mostrar mais interesse em cultivar a soja", diz o analista Chowda Reddy, da corretora JRG Wealth Management. Ele disse que há potencial para os preços subirem para 3.400 a 3.500 rupias/100 kg durante o período de plantio, em junho. A colheita ocorrerá em outubro.
A soja, maior safra oleaginosa da Índia, totaliza mais de 60% da produção de oleaginosas colhidas no verão. A área total plantada com soja totalizou cerca de 10 milhões de hectares na última temporada e estima-se uma produção de 10,65 milhões de toneladas, de acordo com o setor.
O retorno fraco do algodão também pode levar os agricultores a plantar soja, segundo o presidente da Organização Central para da Indústria e Comércio do Óleo, Satnarain Agarwal. No ano passado, os preços do algodão caíram mais de 40%, para 34 mil/356 quilos devido a uma safra generosa em 2011/12. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: