sexta-feira, 30 de março de 2012

FOGUETE NORTE-COREANO


Satélite mostra preparativos de foguete norte-coreano



A Coreia do Norte já iniciou os preparativos para o lançamento de um foguete de longo alcance em meados de abril, apesar dos protestos da comunidade internacional, revelam imagens de satélite publicadas na Internet. As imagens, captadas nesta quinta-feira pela empresa americana DigitalGlobe, mostram que os preparativos para o lançamento estão em andamento, segundo o site 38 North, especializado em análise da Coreia do Norte.
Pyongyang anunciou em meados de março o lançamento de um foguete, entre 12 e 16 de abril, para colocar em órbita um satélite de observação de uso civil, mas Estados Unidos e seus aliados estimam que trata-se de um teste de míssil balístico de longo alcance. Diante dos pedidos internacionais para suspender o lançamento, a Coreia do Norte respondeu na terça-feira que "jamais" abandonará seu direito de lançar "um satélite pacífico".

País já iniciou os preparativos para o lançamento de um foguete de longo alcance em meados de abril. Foto: AP
País já iniciou os preparativos para o lançamento de um foguete de longo alcance em meados de abril
O llançamento está previsto para a base de Tongchang-ri, no extremo noroeste da Coreia do Norte, e o primeiro estágio do foguete deve cair no Mar Amarelo, a oeste da península coreana. O segundo estágio pode cair a leste das Filipinas, após sobrevoar parcialmente as ilhas de Okinawa, no sul do Japão.
O ministro japonês da Defesa ordenou nesta sexta-feira que as tropas do país estejam prontas para destruir o foguete, em caso de ameaça ao território do Japão. A ordem partiu diretamente do primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda.
A Coreia do Sul também advertiu que poderá destruir o foguete caso ameace seu território.
A agência oficial norte-coreana KCNA anunciou que o satélite levado pelo foguete permitirá ao país uma avaliação melhor das plantações e compilar dados meteorológicos.
Pyongyang convidou cientistas estrangeiros, incluindo da Nasa, e jornalistas para acompanhar o lançamento, e destacou o "caráter pacífico do satélite científico".

Nenhum comentário: