segunda-feira, 5 de março de 2012

BULAS DOS REMÉDIOS


Dois anos depois, bulas seguem sem cumprir exigências da Anvisa

A equipe do Bom Dia Brasil fez uma blitz pelas farmácias e constatou que os laboratórios não cumpriram as exigências da Anvisa.

Dois anos se passaram e pouca coisa mudou. A equipe do Bom Dia Brasil fez uma blitz pelas farmácias e constatou que os laboratórios não cumpriram as exigências da Anvisa. A maioria das bulas ainda é indecifrável. Isso, para quem consegue ler. Porque tem bula com umas letras tão, mas tão pequenas que só com lupa para enxergar.
Enfim. Letrinhas, texto complicado. São problemas como esse que a Anvisa diz que vai resolver. Mas nas farmácias, o número de medicamentos com a nova bula ainda não é expressivo. Menos de 10%.
O médico receita. O paciente compra o remédio. Agora, ler e entender a bula já é outra história. “Letrinha miúda que você tem que botar o foco da lâmpada em cima, mais os óculos e ainda assim você não dá conta de ler”, disse a aposentada Maria de Lourdes.
E os termos técnicos? “Quem não é da área de saúde não entende nada, então aquilo é só um papel a mais”, afirma advogado Rafael Aguiar.
Aí, o médico vira tradutor. “Cefaléia os pacientes não sabem que é uma dor de cabeça. Hipermese, que é vômito. Eles não sabem”, explicou Acyr Magalhães, médico.
Por conta das reclamações a Agência Nacional de Vigilância Sanitária mandou, em 2010, os laboratórios mudarem as bulas de cinco mil medicamentos. Para deixar a linguagem mais clara e com letras maiores. Só que quase dois anos depois, menos de 10% estão vindo com a bula nova.
A Anvisa explica que algumas bulas tiveram que ser corrigidas. Outras ainda estão em fase de análise. Há poucos farmacêuticos para o trabalho. E depois de aprovadas, a indústria ainda tem seis meses para incluir a nova bula na embalagem, e, apenas dos novos medicamentos.
“As novas bulas vão entrando a partir do momento que o estoque, a quantidade do medicamento vai sendo consumido e as novas embalagens vão entrando”, Flávia Cruz, da gerência de medicamentos da Anvisa.
A nova bula. Tem perguntas e respostas. Como essas:
Para quê este medicamento é indicado?
Como funciona?
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Quais os males que ele pode me causar?
E em seguida os termos técnicos vêm com explicação. Na bula de um remédio, por exemplo, o significado de arritmia : alteração da frequência ou do ritmo dos batimentos cardíacos. E o tamanho das letras está três vezes maior. Bulas que ainda não chegaram no mercado, por enquanto estão disponíveis no bulário eletrônico. No site da Anvisa enquanto a novidade não chega às mãos do paciente, a ajuda de um profissional vai bem. Ou pro insistentes, ler e reler algumas vezes. “Com certeza alguns termos a gente repete para tentar entender”, afirma um senhor.
Até porque, saber exatamente o que está tomando também é uma recomendação médica. “Por isso, que existe a bula, para auxiliar o paciente tomar a dose certa e o remédio certo”, Acyr Magalhães, médico.
A Anvisa garante que até 2014 a maioria dos medicamentos vai estar com as novas bulas.
 

Nenhum comentário: