sábado, 3 de março de 2012

CARROS USADOS - BREVEMENTE SERÃO DESCARTADOS


Restrição ao crédito faz diminuir venda de carros usados no Brasil


Especialistas dizem que em breve os modelos com mais de dez anos de uso serão descartados. Venda de carros novos cresceu 10% no início do ano.


O mercado de carros usados no Brasil anda em baixa no Brasil. Uma das explicações é a restrição de crédito. E, quando o consumidor vai às concessionárias, quer sair mesmo é com o carro novo.
Em 2000, 9% da frota brasileira tinham mais de 20 anos. Hoje, este índice caiu pela metade. Agora, os carros novos são os mais procurados. A venda dos carros novos cresceu 10% no início de ano no Brasil.
Em muitas lojas do interior de São Paulo, não houve nem crescimento. Os vendedores passam a maior parte do dia de braços cruzados.
Em 17 anos, o dono de loja, Gilberto de Andrade, diz que nunca vendeu tão pouco. Ele já teve, inclusive, que dispensar funcionários. “Está tudo parado e se não melhorar vou ter que mandar mais gente embora”.
Numa outra loja, tem carros encalhados no estacionamento há quatro meses. A situação piorou depois que o governo restringiu o crédito. Alguns bancos, inclusive, não aceitam mais financiar carros com mais de dez anos de uso.
“A instituição financeira, que cede o dinheiro para a compra do veículo, ela está mais criteriosa na avaliação de quem vai receber o dinheiro e antigamente financiava-se 100% do veículo por isso houve queda nas vendas”, explica o dono de loja, Ricardo Veraldi.
“Numa eventual inadimplência da prestação desse bem ele não vale nada no mercado”, diz economista Walter Vieira.
Se a tendência seguir neste ritmo, especialistas acreditam que em breve os modelos com mais de dez anos de uso serão descartados, vão virar sucata, como já ocorre, por exemplo, em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos e no Japão.

 

Nenhum comentário: