sábado, 24 de março de 2012

DOR PANTURRILHA?


Dor na panturrilha? entenda sinais do seu corpo e volte às ruas sem medo



A panturrilha é um músculo importantíssimo para a corrida, sendo responsável pela propulsão e amortecimento das passadas. Por isso, cuide bem dela!

Está no meio do treino e sentiu sua panturrilha pesar? Ou então acabou de dar aquela corrida e parece que sua panturrilha está dura como uma pedra? Dolorida? Então, isso pode ser um aviso de que seus músculos estão em processo de fadiga.

corrida de rua panturrilha (Foto: Getty Images)Dor na panturrilha? Pare e investigue o motivo para não forçar uma lesão séria 
- A panturrilha é um dos principais músculos propulsores e amortecedores do corpo durante a corrida. Então, ela é o tempo todo solicitada – explicou Manuel Lago, treinador.
Mas, antes de entrar em pânico, é importante ter noção do tamanho do problema, que pode ir de um desconforto - devido a um treino mais pesado – a um indicativo de lesão.

corrida de rua panturrilha (Foto: Getty Images)Musculação aumenta a força dos músculos para a
corrida 

- Toda vez que você dá um estimulo mais forte ao seu corpo o normal é que é que 24 a 48 horas após esse estímulo o músculo esteja bastante dolorido. Quando você voltar a fazer atividade, se for desconforto normal, é só cansaço. Mas quando você percebe que não consegue fazer nem dois minutos, aí o problema pode ser mais sério – disse ele.

Prevenção e cura
Em casos mais graves, é sempre necessário parar suas atividades e procurar um médico.
O problema também pode ser mais simples. No caso de contratura que, segundo o treinador, é um princípio de lesão não impeditiva, Manuel Lago sugere ações para aliviar e até para prevenir as dores na panturrilha, sendo elas:


Circuito das Estações Rio de Janeiro corrida massagem (Foto: Lucas Loos / GLOBOESPORTE.COM)Alongamento e massagem após corrida: sugestão
para prevenir dores


 - Compressas de gelo: profilático e devem ser feitas quando se está ou não machucado;
- Sessão de massagem desportiva: sempre, assim como o gelo;
- Sessão de alongamento três vezes por semana: mantém a amplitude ótima do movimento;
- Musculação de duas a três vezes por semana: aumenta a força dos músculos solicitados na corrida;
- Alimentar-se e hidratar-se bem ao longo da sua semana de treinos;
- Descanso.
O importante é não forçar seus músculos e tentar entender os sinais que seu corpo está te dando. Depois disso, é vestir a roupa, ligar o cronômetro e boa corrida!


Nenhum comentário: