sábado, 24 de março de 2012

QUER ESTUDAR EM COIMBRA - PORTUGAL?


Programa de estudos em Coimbra oferece oportunidade para brasileiros



Bolsas de estudos são reservadas para os alunos de escolas públicas.Com boas notas no Brasil, jovens ganham o direito de frequentar uma das universidades mais importantes do mundo.


Amada por todos os portugueses. Cantada em várias línguas por todos os povos. A terra de uma história de amor tão famosa quanto Romeu e Julieta. Onde Inês foi morta por amar demais e por ter conquistado o coração de um príncipe.
Em Coimbra as lágrimas dos amantes continuam a brotar da terra. Coimbra que vibra com a energia de estudantes do mundo todo. Jovens que distribuem sorrisos, enquanto sonham com o futuro. E onde - soberana - reina uma das universidades mais antigas do mundo. Mais antiga até do que o Brasil.
A dourada Biblioteca Joanina é um dos maiores tesouros da universidade. Uma caixa-forte com 200 mil livros. Alguns raríssimos. Para evitar que eles se estraguem, a temperatura e a umidade são controladas com rigor. E para combater as traças que têm um apetite especial pelas páginas dos livros, morcegos de estimação jantam pela região nas madrugadas.
Encontrar morcegos parece até divertido, se lembrarmos do que acontecia, entre as paredes sombrias debaixo da terra.
Antigamente a disciplina na universidade era muito rígida, tanto que existia até uma prisão para os alunos de mau comportamento. Quem ofendesse um professor ou estragasse a página de um livro, cumpria pena de uma semana. E quem provocasse confusão na sala de aula terminava em uma cela, onde ficava por até seis meses no subsolo da faculdade.
Ninguém mais precisa se preocupar com as noites na prisão. Mas as provas, essas sim, ainda deixam os alunos preocupados. O desafio de hoje é o teste de fisiologia humana. Mas se a prova fosse de geografia do Brasil, com certeza a turma tirava de letra! Lá, tem um pedacinho de cada canto do nosso país.
Hoje em dia, 10% dos alunos de Coimbra são brasileiros. Em alguns cursos, como o de biologia, em cada dois alunos, um é Brazuca!
Eles estão longe de casa, da família, mas não acham ruim. Pelo contrário, estão felizes da vida. O principal programa de bolsas de estudo é reservado para os alunos de escolas públicas.
Com boas notas no Brasil, ganharam o direito de frequentar uma das universidades mais importantes do mundo.
“Quando eu descobri que a universidade é muito antiga, mais antiga do que o próprio Brasil. Pessoas que fizeram histórias tanto lá como aqui, estudaram aqui e, eu, puxa, estou estudando nessa universidade. É muito legal”, diz a estudante Michelle Ferreira.
Uma turma inteira estuda biologia. São os nossos futuros professores. E a maioria pensa em dar aula em escola pública.
“A gente pode fazer a diferença dentro de onde a gente surgiu, porque foi de lá que a gente veio e é lá que a gente tem que retornar e mostrar para eles que nós somos capazes, que eles são capazes de conseguir mudar a realidade que é dos estudantes brasileiros de escola pública”, observa a estudante Tássia Biazon.
No avião da volta, os brasileiros vão ter a companhia de muitos portugueses. Em tempos de crise, o desemprego bate recordes a cada mês e de cada três jovens, um está sem trabalho.
Uma boa saída é atravessar o oceano com o diploma na mão. “E o Brasil é um grande país pra tentar a sorte”, acredita um português.
“Porque em Portugal está difícil. A nível de trabalho, a nível de engenharia devido a crise, já não há tanto dinheiro para investir”, diz outro nativo.
A crise também pegou os brasileiros em Portugal. Quando Paulo Sérgio deixou o Espírito Santo, há 11 anos, era um sonhador. “Ah, sonhava em comprar uma casa boa na cidade e viver com a família”, lembra Paulo Sérgio.
Ele está sem emprego há três anos. Nem bicos consegue mais arrumar. O jeito foi recorrer a uma organização internacional que ajuda os imigrantes. O pedido de Paulo está entre muitos. Há uma fila de brasileiros esperando ganhar uma passagem para voltar pra casa.
“Desde 2007 que o número de brasileiros não para de aumentar. No ano passado, em 2011, por exemplo, 87% dos pedidos foram feitos por brasileiros”, afirma Isabela Salim, da Organização Internacional para Migrações.
Em 2011, a organização conseguiu passagens para 499 brasileiros retornarem de graça ao país. A esperança do Paulo é ser o próximo da lista. E ele diz que já está pronto para viajar.
Em casa, a torcida é grande. Portugal já é quase uma página virada.
“Eu não tenho arrependimento de ter vindo porque foi uma escola, foi uma escola. Hoje aprendi a viver. Chega lá no Brasil, já vou ver a vida lá de outro jeito. Não tenho mágoa de Portugal”, diz Paulo.
“A mim o que me custa mais é quando eles chegam e tem sempre uma lagrimazinha que corre do olho e eles tentam enxugar e dizem: ‘ah, Isabela, o mais duro é saber que o sonho acabou’”, diz Isabela.
O sonho da família Nogueira acabou no aeroporto numa manhã de março. Mas ali mesmo, na despedida, novos planos começaram a ser feitos.
“É chegar no Brasil e trabalhar, botar a vida pra frente”, garante Paulo.
A esperança que eles trouxeram, levam de volta. Brasileiro é assim: está sempre acreditando que um dia tudo vai melhorar.

Nenhum comentário: