sábado, 30 de junho de 2012

CULPA DOS PAIS


Pais são principais violadores dos direitos de crianças, diz especialista



Crescente participação de crianças em crimes preocupa especialistas.
Casos de abuso sexual infantil na capital também aumentam.



Em imagens, criança aparece pegando produtos em prateleira (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Em imagens, criança aparece pegando produtos em prateleira com instrução da mãe

Nas últimas semanas, dois casos de exploração de crianças para prática de furtos foram destaques negativos em Manaus, após as ações criminais dos pais em relação guiando os filhos nos crimes serem flagradas por sistema de monitoramento dos estabelecimentos. Em Manaus, as pessoas do convívio familiar dos jovens estão entres os principais agentes violadores dos diretos das crianças e adolescentes.
Para a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Ana Lúcia Carvalho, os valores estão sendo invertidos. “Os pais e família que deveriam passar questões de valores, boas práticas e conduta. Esses valores que deveriam ser repassados para as crianças e os adolescentes estão sendo invertidos. Os próprios pais e adultos utilizam as crianças induzindo aos vulneráveis as roubarem, promovendo a criminalidade”, enfatizou Ana Lúcia.

A especialista ressaltou as consequências para a sociedade em virtude do comportamento irregular dos pais na educação dos filhos. “Atualmente, estamos vivenciando a crescente criminalidade, casos de esposa matando marido e decapitando, filha matando mãe com 109 facadas, a banalização da violência dentro da família é um fator gritante. Percebemos que as crianças não têm exemplos de respeito ao outro dentro de casa, indo muitas vezes para rua depois de vê tanto sofrimento com pai batendo na mãe. Num é só a extrema pobreza que leva a criança a cometer atos de infração, mas vulnerabilidade do ambiente familiar com violência doméstica, o uso de entorpecentes, a desagregação familiar, tudo isso colabora para as crianças e o adolescente tome esse tipo de comportamento”, destacou coordenadora do Creas.

Exploração Sexual

De acordo com Ana Carvalho, mesmo dispondo de um levantamento compilado do número de casos violação dos direitos da criança e do adolescente registrado pelos Conselhos Tutelares, a exploração sexual infantil por familiares das vítimas representa a maior violação em Manaus.
“Infelizmente, nós estamos vivenciando a questão da exploração sexual. A cada dia crianças de idades menores estão sendo violentadas dentro da sua própria casa. Hoje em dia, a violência sexual é um fator que retira muitas vezes a menina e o menino do lar para a rua. Outra forma percebida de fugir é o usando drogas e sendo explorado sexualmente. Em muitos casos que chegam ao Creas e aos Conselhos Tutelares, a demanda é de padrastos, tio e avô, mas tem também vizinho e o pedreiro. As pessoas que deveriam proteger os seus filhos estão violando os diretos dessas crianças”, revelou a especialista.
Ela orienta que a população denuncie as violações dos direitos das crianças e adolescentes ao Conselho Tutelar ou através do telefones 0800 092 1407 e o Dique 100. “Reforçamos que as crianças procurem alguém que confia dentro da escola para gritar e falar, não fique calado mesmo com as ameaças. Clamamos também para que a sociedade, as pessoas próximas dessa criança percebam a diferença no comportamento porque ela retrata isso”, frisou Ana Lúcia Carvalho.

Nenhum comentário: