segunda-feira, 25 de junho de 2012

MENSALÃO


Revisor do mensalão responde a cobrança para acelerar processo



O ministro Ricardo Lewandowski respondeu, nesta segunda-feira (25), a um ofício do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, que cobrou rapidez no processo do mensalão.

O ministro Ricardo Lewandowskirespondeu, nesta segunda-feira (25), a um ofício do presidente do STF, Ayres Britto, que cobrou rapidez no processo do mensalão. Lewandowski é o revisor do caso e precisa concluir os trabalhos para que o julgamento comece na data marcada.
O início do julgamento dos 38 réus do mensalão está marcado para o dia 1º de agosto. Mas, para cumprir esta data, o processo teria que ser liberado ainda nesta segunda pelo ministro Ricardo Lewandowski. Ele está revisando o relatório feito pelo ministro Joaquim Barbosa. O revisor pode confirmar, complementar ou fazer correções no trabalho do relator.
De acordo com o regimento do Supremo, é preciso contar uma série de prazos depois da liberação do processo pelo revisor. Primeiro, 48 horas para publicar a liberação no Diário de Justiça. Depois, mais 48 horas para a publicação da pauta de julgamentos. Os prazos seriam cumpridos até sexta, dia 29 de junho, antes do recesso do Judiciário, no mês de julho.
A data do julgamento foi marcada pelos ministros do Supremo há quase 20 dias. Lewandowski não estava presente e não gostou da decisão dos colegas. Nos bastidores, ele considera que o cronograma lhe foi "enfiado goela abaixo".
Na semana passada, o presidente do Supremo, encaminhou um ofício a Lewandowski informando que a data final para a liberação do processo seria nesta segunda (25), para que fosse julgado em 1º de agosto. O revisor entendeu como mais uma pressão, e respondeu com outro ofício, dizendo que não costuma retardar, nem precipitar o julgamento de nenhum processo, sob pena de instaurar odioso procedimento de exceção. Lewandowski reafirma que vai entregar a revisão até o fim desta semana.


Nenhum comentário: