Capital do calçado masculino aposta em sapatos femininos
na Francal.
Feira de calçados começa
nesta terça-feira (26) em São Paulo.
Sapatos femininos representam 70% das vendas em todo o país.
Aryana Sousa com um sapato que a empresa onde trabalha lançou para a Franca
Quando entra em uma loja, Aryana de Sousa Vieira, de 23 anos, chega a
gastar R$ 800 com até seis pares de sapato – e levaria mais se pudesse. "É
uma tentação", diz a funcionária de compras de uma fábrica de Franca (SP),
exemplo de um comportamento de consumo que desvia parte da produção da
"capital do calçado masculino" para os modelos femininos. O segmento
é a aposta do setor para a 43ª Francal, uma das principais feiras de calçados e
acessórios do país, que começa nesta terça (26) e vai até sexta (29), em São
Paulo.
Na cidade conhecida pelos sapatos para os homens, os produtos voltados
para as mulheres representam 21,8% de tudo que é fabricado nas 1.015 empresas,
segundo o Sindicato da Indústria de Calçado de Franca (SindiFranca).
O maior espaço para os calçados femininos é uma reação das fabricantes
ao mercado: os calçados femininos representaram 70% das vendas do setor em todo
o país no segundo trimestre deste ano, de acordo com levantamento do Instituto
de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).
As
mulheres compram sete pares de sapato por ano e chegam a gastar até R$ 600 em
uma sandália, por exemplo, segundo uma pesquisa realizada pela Focal, empresa
especializada em consultoria de mercado. A quantidade é quase o dobro da média
anual de consumo por habitante – 3,8 pares, segundo o IEMI.
Sapato com couro trabalhado a laser de R$ 420,
uma das apostas de Franca
uma das apostas de Franca
Lançamentos
Pensando no potencial desse público, Franca vai dar um toque feminino à sua produção através de plataformas trabalhadas a laser, rasteiras com cetim estampado e até tênis com salto interno para apresentar na Francal deste ano. "Não é fácil. Como aqui não temos esse feeling, precisamos buscar fora", afirma Donizete José Silva, designer da Abruzzo, que surgiu há 25 anos como reflexo dessa tendência de consumo.
Com a
expectativa de faturar cerca de R$ 2 milhões em negócios durante a feira, a
empresa preparou 12 linhas de sapatos exclusivamente femininos, cada uma com
sete modelos focados no conforto e no dia a dia. "Procuramos utilizar
couros mais nobres e exóticos, além do material trabalhado à mão", diz.
De todos os modelos confeccionados, um dos mais caros é uma
plataforma de R$ 400, com acabamento em couro de cobra que encantou Aryana.
Mas antes de arrematar mais um par para sua coleção de 80
sapatos, ela vai aguardar para ver se o produto fica mais barato. "Costumo
esperar chegar às lojas da fábrica, aí compro uns seis pares de uma vez",
diz. Enquanto não pode ter o calçado, ela acompanha o processo de produção com
atenção. "Costumo dar bastante pitaco".
Empresa vai levar plataforma em couro de R$ 350
para a Franca
para a Franca
SERVIÇO
44ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal
Pavilhão de Exposições do Anhembi -Avenida Olavo Fontoura, 1209, São Paulo.
De 26 a 29 de junho, das 10h às 20h (dia 29, das 10h às 17h)
Mais informações pelo tel.: (11) 2226-3100 ou no site da feira (www.feirafrancal.com.br)
Entrada gratuita e restrita aos profissionais do setor
Proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo acompanhados
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