sexta-feira, 29 de junho de 2012

FESTIVAL EM JOINVILLE


Festival de Dança de Joinville faz 30 anos e inaugura calçada da fama



Evento será realizado na cidade catarinense de 18 a 28 de julho.
Ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira (29).


Para celebrar os 30 anos de existência, o Festival de Dança de Joinville (SC) homenageará os passos de quem ajudou a transformar o evento em referência mundial. Ao menos 150 bailarinos deixarão suas marcas em uma calçada da fama. O festival será realizado de 18 a 28 de julho na cidade do Norte de Santa Catarina e já conta com mais de 6 mil participantes. Os ingressos começam a ser vendidos às 13h desta sexta-feira (29), com preços entre R$ 14 e R$ 116.

Grupo Corpo Livre no Festival de Dança de Joinville (Foto: Agência Espetaculum/Divulgação)Grupo Corpo Livre obteve vários prêmios em 2011

Na Noite de Abertura, a bailarina Ana Botafogo homenageia a precursora do balé moderno, Isadora Duncan, com um espetáculo solo. Logo em seguida, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e Cecília Kerche sobem ao palco para a estreia de “Raymonda”. “A escolha para essa noite foi fácil. A Ana e a Cecília são duas grandes bailarinas que marcaram e dançaram diversas vezes no festival. Já o Teatro Bolshoi faz parte do instituto e veio para Joinville por causa do festival”, afirma Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança.

Na Noite de Gala, o coreógrafo Ricardo Scheir comandará uma montagem especial com 14 grupos de diversas gerações que fizeram história. “O Ricardo participa do festival desde o início e já passou por tudo aqui. Essa apresentação com os grupos que tiveram mais destaque e participação fará todos se emocionarem”, afirma Diniz. O espetáculo inédito é uma viagem pelos 30 anos do festival. Desde a dança primitiva, passando pelas crianças do Meia Ponta, o início da profissionalizaçao da dança, os clássicos do balé e o balé moderno e suas projeções.
Durante os 11 dias estão programadas outras ações além da dança. O jornalista e escritor Joel Gehlen lançará o livro “Maior Festival de Dança do Mundo”, que conta a caminhada do Festival de Dança de Joinville. Com o mesmo tema, será divulgado o documentário “Dança e Emoção”, produzido pelo cineasta Roger Robleño. O vídeo traz depoimentos de pessoas que se envolveram de alguma forma com o festival.

Na Calçada da Fama, que ainda é desenhada, bailarinos e grupos premiados ao longo de três décadas serão eternizados. A inauguração do local, que ficará na rampa lateral do Centreventos Cau Hansen, homenageará personalidades como Mayara Magri, Aracy de Almeida, Felipe Cardoso, Glenda Machado e Andreza Randizek.

O Grupo Gustav Ritter é uma das atrações do Festival de Dança de Joinville (Foto: Agência Espetaculum/Divulgação)O Grupo Gustav Ritter foi uma das atrações do
festival em 2011

Nesta edição também será lançado o aplicativo do Guia 2012 do Festival de Dança para tablet, com fotos, trechos de espetáculos em vídeo e áudios com depoimentos. Pelo segundo ano consecutivo, o Festival fará um guia em braile em parceria com a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi).
Considerado o maior festival de dança do mundo pelo Guinness Book, o livros dos recordes, o evento tem cerca de 220 horas de espetáculos e um público total estimado em 200 mil pessoas. Neste ano, 2.579 coreografias foram inscritas, o que representa um aumento de 81% nos últimos cinco anos. Além da competição, estudantes e profissionais da dança terão a oportunidade de participar de oficinas, seminários, fóruns e workshops coreográficos.

Serviço

30º Festival de Dança de Joinville
Onde: Joinville (SC)
Quando: de 18 a 28 de julho
Para conferir a programação completa, acesse o site do evento. Mais informações pelo telefone (47) 3423-1010.

Ingressos

Quando: de 29 de junho a 28 de julho
Local: bilheteria central, no Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315)
Horário de atendimento: das 13h às 21h, de segunda a domingo
Forma de pagamento: dinheiro, cartões de crédito e débito (Visa e MasterCard)
A compra também pode ser feita pelo site (pagamento somente com cartão de crédito)

Nenhum comentário: