sábado, 30 de junho de 2012

MALEFÍCIOS DA BEBIDA


‘Bebidas alcoólicas atrapalham o emagrecimento’, diz nutricionista



Karin Honorato fala sobre os malefícios da bebida para a saúde.
Segundo a nutricionista, as mulheres ficam alcoolizadas com mais facilidade.


“Consumir bebida alcoólica atrasa o metabolismo, dificulta a função do fígado, aumenta calorias à toa, e vai atrapalhar o emagrecimento”, destaca a nutricionista Karin Honorato. Ela explica que apesar da bebida fazer parte da cultura do brasileiro, o exagero na dose pode trazer vários malefícios, para a saúde e para a sociedade.

De acordo com a nutricionista, o álcool vem da fermentação de frutas e cereais pelos fungos que vivem no ar, e são considerados leveduras.
As bebidas alcoólicas são divididas em fermentadas e destiladas. A cerveja e o vinho são exemplos do primeiro tipo. Cachaça, gim e whisky representam o segundo.

“O álcool é considerado uma droga. E como todas as drogas, têm uma ação muito importante no cérebro”, alerta Karin. A nutricionista explica ainda que o álcool degenera as células do organismo, sobretudo, as do cérebro. Mas ela aponta também os benefícios do vinho, por exemplo. “O vinho é benéfico para a saúde. Tem uma ação antioxidante, anti-inflamatória, excelente para a circulação, e ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares”. Porém, todos esses benefícios podem ser obtidos também com um concentrado suco de uva, conforme a nutricionista.
 
Karin explica que vários fatores interferem para que uma pessoa fique alcoolizada. A genética, a altura, o peso, a massa corporal e o gênero são alguns desses fatores. “As mulheres têm mais dificuldade para absorver o álcool. As enzimas hepáticas não funcionam tão bem quanto no homem. Por isso a mulher tem chance de ficar alcoolizada mais rápido e com menos quantidade de álcool”, explica a nutricionista.

Segundo Karin Honorato, a recomendação pelos órgãos de saúde é que as mulheres não ultrapassem 14 unidades de álcool por semana e os homens, 21 unidades, no mesmo período. “Significa que, ao dia, o homem não deve consumir mais do que uma garrafa de cerveja, e a mulher, a metade”.

Por fim, Karin ressalta que é importante não ingerir bebidas alcoólicas em jejum. E para quem está pensando em emagrecer, a nutricionista alerta que a bebida é uma grande vilã para as dietas. “Um grama de álcool equivale a sete calorias. E são calorias vazias, sem nenhum nutriente para o organismo”.

Nenhum comentário: