domingo, 3 de junho de 2012

PÉ DE CAFÉ GIGANTE


Pé de café gigante chega aos 8 metros e vira atração turística, no ES



Pé de café conilon também tem 42 metros de diâmetro, em Laranja da Terra.
Vinte pessoas são necessárias para 'abraçar' a planta.
Uma atração nada comum tem chamado a atenção da população e de turistas do município de Laranja da Terra, na região Sudoeste Serrana do Espírito Santo. É o pé de café conilon gigante. São 8 metros de altura e 32 metros de diâmetro. Pela cidade, todo mundo já conhece o pé de café, e agora, até quem é de fora vai a Laranja da Terra apenas para conhecê-lo. O pé é da propriedade de Norberto Kepp, de 65 anos, que tem uma relação de paixão com a plantação.
Segundo o cafeicultor, além do tamanho, os grãos também são diferenciados. “Eles são meio amarelados e meio rosados, têm mais qualidade e isso o diferencia dos outros. Tenho muitos ciúmes desse pé, por dinheiro nenhum eu corto ele”, disse Kepp.
O pé gigante foi plantada há 43 anos e não para de crescer. Com todas as suas dimensões, os produtores da região têm dificuldade de colher os grãos. “Não tem como chegar nos galhos. Vamos subindo aos poucos com cuidado para não quebrar, é difícil”, contou o filho de Norberto, Renato Kepp, que é um dos únicos que consegue realizar a colheita.


Pé de café conilon atinge 8 metros em Laranja da Terra (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Pé de café conilon atinge 8 metros em Laranja da Terra

Fascínio de turistas

Laranja da Terra fica a 176km da capital Vitória, e já pela estrada, ao se perguntar pelo pé gigante, os moradores sabem exatamente explicar onde fica. “Até uma criança de 2 ou 3 anos sabe explicar onde fica o pé e conhece o pé. Todo mundo conhece aqui, já virou ponto turístico”, afirmou o produtor rural Ermindo Gerke.
O tamanho do pé impressiona até mesmo os mais experientes. Produtor rural e com 92 anos, José Vieira tem experiência suficiente para identificar o inusitado em uma plantação, e o pé gigante de conilon o impressionou. “Estou muito impressionado, nunca vi disso na minha vida, queria um pé desses para mim”, falou, aos risos, o produtor rural, que foi prontamente respondido por Norberto. “Não vendo de jeito nenhum”, disse.
Já que não se pode levar o pé, quem o visita pode tentar abraçá-lo. Só que a tarefa não é tão simples, no mínimo 20 pessoas são necessárias para 'abraçar' o pé gigante de café conilon.

Renato precisa se equilibrar para colher o café do pé gigante (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Renato precisa se equilibrar para colher o café do pé gigante

Nenhum comentário: