sexta-feira, 22 de junho de 2012

VIU?


Petrobras reajusta combustível e governo reduz Cide



RIO DE JANEIRO, 22 Jun (Reuters) - A Petrobras anunciou nesta sexta-feira um reajuste de 7,83 por cento nos preços da gasolina e de 3,94 por cento no diesel a partir de 25 de junho nas refinarias.

Para "neutralizar" os impactos dos reajustes, o governo federal decidiu reduzir a zero as alíquotas da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente nesses combustíveis.
"Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento", afirmou o Ministério da Fazenda em nota divulgada poucos minutos depois do anúncio da Petrobras.
Segundo o comunicado da estatal, "esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo".
O aumento do preço dos combustíveis é uma medida necessária para aliviar o caixa da Petrobras e permitir que ela cumpra seus investimentos.
A estatal divulgou na semana passada um plano de negócios com recursos de 236,5 milhões de dólares para o período 2012/2016.
Após a divulgação do plano, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse que mesmo com a queda dos preços do petróleo tipo Brent ainda havia uma defasagem entre os preços dos combustíveis no mercado doméstico em relação ao internacional devido à alta do dólar.
Do ponto de vista da inflação, o economista Luciano Rostagno avaliou que com o corte da Cide, "não deve haver repasse para o consumidor (das tarifas)".
Segundo ele, "na falta de um cálculo mais preciso, o impacto na inflação, se houver, será residual."

Nenhum comentário: