segunda-feira, 4 de junho de 2012

ACORDA BRASIL!!!!


Preço da gasolina no país está muito defasado, diz Graça Foster



Presidente da Petrobras falou em relação ao mercado internacional.
"Há defasagem significativa entre preço do petróleo comprado e vendido."


A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse nesta segunda-feira (4) que os preços da gasolina no país estão "muito defasados em relação ao mercado internacional". Segundo ela, não é um bom momento para se falar em redução dos preços dos combustíveis. 
"Nesse momento há uma defasagem muito significativa entre o preço do petróleo que compramos e produzimos e entre o que vendemos", disse.
O spread (diferença entre o preço de compra e venda) entre o preço médio do petróleo nacional vendido ou transferido e a cotação média do barril do tipo Brent caiu de US$ 10,93, no primeiro trimestre de 2011, para US$ 6,93 nos primeiros três meses deste ano, segundo o resultado do período.
No primeiro trimestre, a Petrobrás aumentou a importação de óleo diesel e gasolina para suportar o crescimento da demanda, de acordo com o relatório de resultados do período. A importação de derivados cresceu 46% no primeiro trimestre de 2012, na comparação com o mesmo período de 2012, alcançando 406 mil barril/dia; e a de petróleo caiu 12%, para 358 mil barris/dia. Houve maior exportação de petróleo em virtude do aumento da produção, segundo a empresa, o que elevou em 20% e exportação na comparação anual.
A declaração de Graça Foster sobre o preço do combustível foi uma reposta da presidente da Petrobras à pergunta da cantora Daniela Mercury sobre uma possível queda dos preços, no evento Women´s Forum Brazil. "Em relação à gasolina e diesel posso dizer que não é um bom momento (para redução de preços)", disse. "Estamos com preços domésticos muito defasados em relação ao internacional."
"Isso (ter uma gasolina mais barata que a produzida e importada) não é uma decisão que fica por muito tempo, evidentemente. Mas, em contrapartida, nosso mercado cresce de forma significativa e nós vendemos hoje um volume muito maior. E mais tarde, meses, um ano à frente, voltaremos a ter paridade de preço internacional e essa perda de resultado agora é convertida para lucro", afirmou.
Resultado do 1º tri
No resultado do primeiro trimestre de 2012, o volume de gasolina vendido no país foi 10% superior ao mesmo período de 2011. O maior aumento foi na gasolina, de 24%, em função da "maior competitividade do preço em relação ao etanol, ao crescimento da frota de veículos flex-fluel e da redução do teor de etanol hidratado na gasolina C (de 25% para 20%), a partir de outubro/2011", segundo o resultado da estatal. 


OPINIÃO MINHA:

Brasil, autossuficiente de petróleo, vem uma cocoroca dessa dizer que o preço está defasado? Ora vai te catar. Só porque você anda de carro mantido pelo dinheiro público? Então coloca logo o preço da gasolina a dez reais o litro e acaba logo com a economia do país. Que ranço é esse? Acorda Brasil! E o homem ainda quer voltar. kkkkkkkkkkkkkkkk

Nenhum comentário: