segunda-feira, 25 de junho de 2012

FILME - COMO SE FAZ?


Como se cria um filme épico de ficção




Dois dos maiores sucessos do cinema atual são filmes de ficção. "Homens de Preto 3" já rendeu meio bilhão de dólares aos seus produtores e "Prometheus", que está há duas semanas em cartaz, deu aos seus produtores uma renda de 224 milhões de dólares. Mais do que o suficiente para pagar os custos de produção que ficaram em 130 milhões de dólares. Mas, recuperar o dinheiro investido é apenas o objetivo final de um projeto cinematográfico que passa por várias etapas e envolve um bocado de tecnologia.

Todo filme começa com uma ideia que precisa ser transformada num roteiro para ser mostrado aos produtores que vão financiar o projeto. Alguns filmes são baseados em livros, outros em histórias em quadrinhos, como é o caso de "Homens de Preto", e existem aqueles que surgem de ideias totalmente originais. Em todos os casos a história, o romance ou a revista em quadrinhos precisa virar um roteiro para que o filme possa entrar em produção.

Quando imaginou o filme "2001: Uma odisseia no espaço" o cineasta Stanley Kubrick chamou o escritor Arthur C. Clarke e disse: "Um filme é feito de sequências que duram dois minutos, em média, e cada uma pode ser descrita com uma frase. Arthur, tudo o que eu quero de você são 60 frases. Será que é pedir muito?". Kubrick queria encorajar Clarke, que nunca tinha trabalhado no cinema. Na verdade, o roteiro final de "2001" tem mais de quarenta páginas e centenas de frases. Pronto o roteiro a ideia é levada a um estúdio que aprova ou não o projeto iniciando a produção.

George Lucas andou de porta em porta em Hollywood com o roteiro de "Guerra nas Estrelas" embaixo do braço. A Metro, a Paramount e a Colúmbia rejeitaram a ideia que acabou sendo aceita pelos diretores da Fox. Foi um sucesso inesperado que rendeu uma fortuna e deixou os diretores dos outros estúdios lamentando a falta de crédito nas ideias loucas do jovem cineasta. Aprovada a produção, o diretor e sua equipe escolhem o local onde o filme vai ser rodado enquanto o estúdio busca o financiamento nos bancos. Ocasionalmente o filme "estoura" o orçamento previsto e é preciso conseguir mais dinheiro para terminá-lo.

Foi o que aconteceu com "20 mil léguas submarinas", um dos maiores sucessos da Disney. Com 70% do filme pronto o dinheiro acabou e Roy Disney, irmão do Walt, passou uma semana mostrando uma cópia do que já tinha sido filmado para os banqueiros até conseguir o dinheiro necessário para terminar o filme.

Produção
Alguns filmes de ficção envolvem sequencias tão complicadas que é preciso fazer um storyboard. É uma história em quadrinhos que mostra aos atores, aos criadores dos efeitos especiais e ao diretor de fotografia o que deve aparecer na tela. As filmagens acontecem em estúdios e em alguns locais ao ar livre.

Em "Prometheus", por exemplo, o interior da nave espacial foi criado nos estúdios de Pinewood em Londres, no mesmo palco onde são feitos os filmes do James Bond. Já as cenas na superfície do planeta foram rodadas em Inverness, na Escócia e em Hekla na Islândia, onde o terreno vulcânico simula bem uma paisagem extraterrestre. No caso dos "Homens de Preto" as filmagens foram divididas entre vários estúdios de Nova Iorque e Los Angeles com as externas rodadas no Bronx e no Brooklin, bairros nova-iorquinos.

Uma coisa importantíssima em filmes de fantasia e ficção são os efeitos especiais. Quando Kubrick filmou "2001", em 1965, tudo era feito com maquetes. Para conseguir o realismo necessário, o modelo da espaçonave Discovery tinha 15 metros de comprimento. As câmeras usavam uma abertura mínima para manter a profundidade de campo. Cada fotograma exigia dois minutos de exposição. E uma tomada inteira de efeitos especiais levava um dia para ser concluída. Na tela a estação espacial parece girar graciosamente no espaço. No estúdio ela se movia com a lentidão dos ponteiros do relógio.

Hoje, quase tudo é feito em computador, mas os custos tornaram-se astronômicos. Walt Disney gastou cinco milhões de dólares para concluir as "20 mil léguas submarinas". Já "2001" custou 10 milhões de dólares e o primeiro "Star Wars", nove milhões. Compare isso com os filmes atuais. "Prometheus" custou 130 milhões de dólares, "Homens de Preto 3" ficou em 225 milhões e "Os Vingadores" custou 220 milhões. E nem sempre é possível recuperar esse dinheiro.

"John Carter - Entre dois mundos" fez a Disney gastar 250 milhões de dólares e no mundo inteiro o filme só rendeu 179 milhões. Com isso as duas sequências planejadas foram canceladas. Já os fãs dos "Vingadores" podem ficar descansados. A aventura do Thor e seus amigos já rendeu um bilhão e trezentos milhões de dólares. E uma continuação está garantida.

Nenhum comentário: