quinta-feira, 14 de junho de 2012

GADO DE CORTE NA FEICORTE


Feira da cadeia produtiva da carne reúne 22 raças de corte em SP



Caminho da carne mostra fatores que levam a um produto de qualidade. 
Feicorte termina na sexta-feira (15).


Começou mais uma edição da Feicorte, em São Paulo. Este ano, Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne expõe quatro mil animais de 22 raças de corte. O número de leilões dobrou e as pistas de julgamento estão movimentadas.
Criadores de vários estados aproveitam para exibir os melhores exemplares, que são o resultado de muito investimento em genética. O criador Cassiano Simão, que tem 15 bois em competição, acompanha a avaliação dos jurados. “Na pista é onde a gente vai avaliar os nossos animais para ver se a gente tá no caminho correto. É aqui que a gente compara os nossos animais com o dos outros criadores”, explica.
Para o organizador da exposição, a feira traz o que há de melhor em tecnologia para a pecuária. “Hoje, a pecuária tem que ser comparada a uma indústria ou a qualquer outro negócio e precisa ter uma altíssima eficiência, que só vem com a tecnologia”, explica Décio Ribeiro.
As 250 empresas que participam da Feicorte oferecem soluções como a semeadora de pastagens, que na hora do plantio incorpora as sementes no solo, uma tarefa que geralmente é realizada com a utilização de dois tratores.
A Feicorte também tem um espaço dedicado exclusivamente ao produto final da pecuária de corte. O produtor é convidado a conhecer o caminho da carne, que são os fatores que levam a uma carne de boa qualidade. A primeira estação mostra a importância de investir em genética. Em seguida, vem o manejo, que destaca a necessidade de ter mão de obra qualificada e instalações adequadas. Depois, estão a sanidade, o meio ambiente, a gestão e a nutrição. A ideia é que ao fim do percurso o produtor faça uma análise das práticas que vem adotando na propriedade.

Nenhum comentário: