terça-feira, 28 de agosto de 2012

DIVERSIDADE DE NEGÓCIOS



Empresários da região inovam em variação de cachaça e hamburguer



Dono de alambique em Araraquara almeja conquistar mercado internacional.
Microempresário de Rio Claro utiliza o milho para atrair vegetarianos.


Empresários da região de Araraquara (SP) inovaram e criaram variações de cachaça e de hambúrguer. A vontade de tocar o próprio negócio aliada ao produto diferenciado tem ganhado o mercado, o que aumentam as chances de sucesso no empreendimento, segundo o Sebrae. “É importante estar antenado no público alvo, na sua fatia de mercado e inovar constantemente”, diz a gerente Marimar Guidorzi.
Em Araraquara, uma cachaça é envelhecida em tonéis de carvalho. Ela vem de um alambique na incubadora de empresas da cidade. O processo de produção elimina várias etapas. Daniel Faria, dono do alambique, já compra a bebida pronta e redestila.
A nova destilação funciona como uma espécie de filtro. Elimina algumas impurezas e melhora o sabor. Isso já é feito por algumas indústrias, mas em processo artesanal é novidade. O pedido de registro no Ministério da Agricultura já foi feito e até o fim do ano a cachaça deve estar à venda. “A ideia é ganhar a região, conquistar outros mercados no país e futuramente exportar como um todo”, almeja Faria.

Hamburguer de milho

Microempresário em Rio Claro (SP), Edilson Sezenando buscou inspiração nas receitas da mãe para inovar. O milho é a matéria para fabricação de hamburgueres.
“Justamente por causa da necessidade de querer ganhar um pouco mais de dinheiro eu acabei lendo em uma revista que a Xuxa gostava de comer hambúrguer vegetariano, mas não tinha onde encontrar, apenas em lugares específicos, e era caro. Foi aí que tive a ideia”, conta.
Sezenando, que trabalhava como porteiro, foi persistente e após dez anos conseguiu colocar o produto no mercado. Hoje ele vive só do lucro da própria empresa. Produz 800 pacotes por mês, de quatro variedades. A maior parte vai para lojas da capital especializadas em produtos naturais.
Uma loja da cidade colocou os produtos à venda há um ano. “Além de ser um opção para um público vegetariano, também é um opção para quem está seguindo uma dieta sem glúten, que isso tem aumentado muito a procura aqui também”, relata a comerciante Luciana Cerri.

Nenhum comentário: