sábado, 18 de agosto de 2012

ELEIÇÕES MEXICANAS


MÉXICO ELEIÇÕES



Cidade do México, 17 ago (EFE).- O Tribunal Eleitoral do México concluiu nesta sexta-feira que os erros encontrados em uma nova apuração de votos correspondentes a 1.125 mesas instaladas para o pleito de 1º de julho não têm tendência definida, por isso não afetam o resultado.
O magistrado Flavio Galván, do Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF) reconheceu que durante a apuração e cômputo de votos realizados na noite das eleições os cidadãos que participaram como funcionários nas mesas podem ter cometido erros.
Trata-se de erros humanos que "podem prejudicar ou beneficiar um candidato, um partido ou uma coalizão, sem que isso seja de uma grande transcendência", disse o magistrado de acordo com um comunicado do TEPJF.
"No final de contas estamos, quase poderia dizer, confirmando o resultado" das atas das mesas eleitorais, apontou.
Por sua vez, o presidente do Tribunal, Alejandro Luna, expôs que o organismo realizou uma cuidadosa avaliação de cada um dos votos cujo sentido ou validade foi posto em dúvida pelos partidos políticos durante a apuração realizada em 8 de agosto.
A coalizão de esquerda e seu candidato, Andrés Manuel López Obrador, promoveram no TEPJF um julgamento de insatisfação cujo propósito é que se invalide a eleição.
Espera-se que no mais tardar em 6 de setembro o Tribunal se pronuncie sobre a validade das eleições presidenciais, que de acordo com a apuração oficial foram vencidas pelo candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, com 38,21% dos votos, contra 31,59% de López Obrador.







Nenhum comentário: