quarta-feira, 29 de agosto de 2012

EXPORTAÇÃO DE ETANOL


Exportação de etanol brasileiro para EUA deve crescer--Datagro



SERTÃOZINHO, Brasil, 29 Ago (Reuters) - As exportações de etanol brasileiro para o mercado norte-americano provavelmente aumentarão, mesmo que o Brasil aumente sua mistura do biocombustível na gasolina no início de 2013, afirmou a consultoria especializada em açúcar e etanol Datagro.
As exportações brasileiras de etanol aumentaram em julho para 410 milhões de litros, com a maior parte desse volume sendo enviado aos EUA, segundo o Ministério do Comércio do Brasil.
Nos meses anteriores, as exportações ficaram entre 140 e 64 milhões de litros por mês.
"Esse aumento de julho, em particular, é um fenômeno sazonal", afirmou Plinio Nastari, presidente da Datagro, durante o seminário que abriu a Fenasucro, feira da indústria de açúcar e etanol em Sertãozinho, no centro do maior cinturão produtor de cana do mundo.
O Brasil tem tentado reverter as quedas nos rendimentos de suas lavouras de cana. A menor produtividade têm limitado a produção de etanol. Isso tem causado escassez no mercado de combustíveis e elevado os preços.
Proprietários de carros flex têm optado pela gasolina, que tem sido uma melhor opção que o etanol na maior parte do país. Como consequência, a Petrobras tem se voltado para os mercados internacionais de gasolina para compensar seu déficit de refino do combustível.
A Petrobras está importando cerca de 80 mil barris de gasolina por dia. E se os fatores fundamentais para a produção do etanol não melhorarem, os analistas estimam que esses números poderão triplicar até 2020. A falta de infraestrutura para esse nível de importações poderia causar escassez no mercado doméstico.
O cinturão da cana no centro-sul brasileiro, que representa 90 por cento da produção nacional de açúcar e etanol, já esmagou metade de sua safra estimada em cerca de 510 milhões de toneladas, segundo previsões do mercado.
Nastari disse que a Datagro está revisando sua estimativa de safra que, no momento, é de 499 milhões de toneladas.
As chuvas em maio e junho têm potencial para ajudar a produção da safra 2013 de cana, mas que a secura do mês de agosto deve conter as altas das estimativas nesta temporada.
"O Brasil vai exportar mais etanol para os EUA por causa da seca no país norte-americano, mas ainda vai haver espaço para aumentar a mistura de etanol aqui em abril de 2013", afirmou Nastari.
O Brasil reduziu sua a mistura do etanol na gasolina para 20 por cento, ante 25 por cento, em outubro do ano passado, após uma seca e rendimentos reduzidos terem diminuído a oferta. Atualmente, o preço do biocombustível está mais baixo no Brasil que nos Estados Unidos, e as usinas estão perdendo dinheiro com suas operações com etanol.
Aumentando a mistura novamente para o máximo de 25 por cento na gasolina deve aliviar a Petrobras de cerca de 40 por cento de suas necessidades de importações de gasolina, e pode melhorar os rendimentos da produção de etanol das usinas.
Analistas estimam que a Petrobras está perdendo cerca de 40 centavos de real por litro no preço da gasolina que importa, devido aos preços domésticos controlados pelo governo ser menor que os preços internacionais.






Nenhum comentário: