Horário político deve movimentar
pesquisas, diz analista
Os primeiros programas do horário eleitoral
gratuito no rádio e na TV devem provocar movimentação nos números das pesquisas
de intenção de voto. Essa é a aposta do especialista em marketing político e
pesquisa eleitoral Sidney Kuntz. Ele informa que as pesquisas divulgadas a
partir de dez dias do início dessa propaganda (que começou a ser veiculada no
dia 21 deste mês) já deverão registrar essa movimentação, pois a eleição começa
mesmo pra valer quando o eleitor tem contato com os candidatos, nos programas
do horário eleitoral gratuito.
A grande indagação,
no entender de Kuntz, é com relação ao candidato do PRB, Celso Russomanno, que
vem liderando as mais recentes pesquisas de intenção de voto na Capital.
"Se ele permanecer no mesmo patamar atual de intenção de votos (na faixa
dos 30%) nas pesquisas que serão divulgadas a partir da próxima semana, é sinal
de que uma parcela significativa do eleitorado já formou uma opinião concreta
com relação à sua candidatura. E com isso, ele terá muita chance de estar
disputando o segundo turno desta eleição", destaca Kuntz.
Porém, se depender da
tática que o candidato do PRB está utilizando neste início de propaganda
eleitoral gratuita na TV, "a tendência poderá ser de perda de fôlego (de
sua candidatura)", avalia o especialista. No seu entender, apesar de ter
bem menos tempo nessa propaganda (cerca de 1/3 do tempo dos candidatos do PT,
Fernando Haddad, e do PSDB, José Serra), Russomanno praticamente não está
aparecendo. "Ele não está mostrando a cara, o chamado olho no olho com o
eleitorado e isso, nos primeiros programas, é fundamental. Russomanno deveria
fazer na TV o que vem fazendo nas ruas: gastando sola de sapato no corpo a
corpo com o eleitorado", reitera.
Na avaliação de
Kuntz, os programas dos candidatos do PSDB, José Serra, do PT, Fernando Haddad,
e do PMDB, Gabriel Chalita, estão na direção correta. "(O programa de)
Serra está na linha certa, pois está com foco nas propostas e nas realizações.
Ele tem que ir nessa linha mesmo, até para dizer, indiretamente ao eleitorado,
que está preparado para comandar a Prefeitura por quatro anos e não irá
interromper o mandato no meio, pois tem propostas e projetos para isso."
Com relação ao candidato do PT, o especialista diz que por não ser ainda
conhecido de boa parte do eleitorado, Haddad tem mesmo que colar sua imagem no
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na presidente Dilma Rousseff para
tentar subir nas pesquisas.
Para o especialista,
Haddad não tem outra alternativa no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV
"a não ser colar a imagem em seus padrinhos políticos, que são bem
avaliados pela população". Já a propaganda de Gabriel Chalita, na sua
opinião, também acertou em mostrar suas propostas e a experiência dele como
educador. Sidney Kuntz diz que até o momento (dois dias de propaganda eleitoral
de candidatos à Prefeitura) os melhores programas foram os de Serra, Haddad e
Chalita. E destaca que os primeiros programas são os mais importantes porque é
onde se concentram as maiores audiências.
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