terça-feira, 28 de agosto de 2012

FIM DA GREVE EM MT


Servidores agropecuários de Mato Grosso encerram paralisação



Eles devem retornar ao trabalho nesta quarta-feira (29).
Mobilização era para melhorias estruturais e mais condições de trabalho.


Servidores agropecuários de Mato Grosso interromperam a paralisação da categoria e nesta quarta-feira (29) retornam ao trabalho. A decisão foi tomada em assembleia geral dos profissionais das autarquias vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) - Indea, Intermat e Empaer -, realizada nesta terça-feira (28), em Cuiabá.
A mobilização iniciada na segunda-feira (27) objetivava cobrar do Poder Executivo estadual uma série de melhorias estruturais das autarquias e mais condições de trabalho dos profissionais.
Entidades do setor produtivo estadual, como Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat); Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat); Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja); Sindicato das Indústrias Frigoríficas (Sindifrigo) e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) manifestaram solidariedade às reivindicações feitas pelos agentes das autarquias.
Conforme nota divulgada, juntas as entidades comprometeram-se em agendar uma audiência com o governador Silval Barbosa (PMDB) e nela levarem a pauta de cobrança do sindicato dos servidores.
Ainda em nota conjunta, o Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp) e o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Sintap) afirmam que vão aguardar a manifestação do Poder Executativo sobre os pedidos.
"Os servidores estipularam um prazo para uma resposta por parte do governo estadual, definido para o dia 10 de setembro deste ano, para posteriores decisões. Caso não haja retorno favorável, as categorias reunirão para definir estratégias de ações no sentido de fazer valer suas reivindicações", informaram.

Cobranças

Entre as cobranças estão a construção da nova sede da Empaer, avaliada em R$ 5,5 milhões, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e já liberados há mais de dois anos, além da convocação de servidores aprovados em concurso da Sedraf e Indea. A categoria pede ainda o término do chamado núcleo sistêmico (responsável por colocar em prática as decisões tomadas pelas entidades do serviço agropecuário estadual).
Os servidores afirmam ainda que as sedes das unidades também estão sucateadas e pedem melhorias infraestruturais.

Nenhum comentário: