segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SUAS MÃOS


Uso excessivo de celular pode provocar lesões nas mãos



Médico de Marília, SP, diz que alongamento é bom para evitar doenças.
Estudo aponta que 84% dos usuários apresentam algum tipo de dor.

  
O uso excessivo de celulares, tablets e smartphones pode provocar casos de lesões nas mãos. Mas é possível evitar que isso aconteça com alguns cuidados preventivos. Um estudo feito no Canadá com 140 universitários apontou que 84% deles apresentavam algum tipo de dor nos dedos por causa do uso frequente dos aparelhos. A utilização de internet no celular dobra o risco de dores nos polegares, por exemplo. Em Marília, SP, médico dá dicas para minimizar o surgimento do problema.
Dos quase 250 milhões de celulares existentes no Brasil, 39 milhões têm acesso à internet, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Só que esse hábito que virou mania no mundo inteiro está causando problemas. Segundo o médico ortopedista, Keniti Mizuno, o polegar está na posição correta quando aberto. Passar boa parte do dia teclando afeta a musculatura da base do dedão. Ele disse que já atendeu inúmeros casos de tendinite e classifica o problema como tão grave quanto à obesidade e o sedentarismo.
"A gente acha que é um problema de saúde pública, como a obesidade além do sedentarismo. Acho que é a terceira patologia e é preciso ficar preocupado. Primeiro temos que tentar usar o teclado do computador e dar pausa de um intervalo e outro. O importante é usar menos o smartphone e fazer alongamentos e exercícios. Bolsa de água quente e gelo no local também ajudam a reduzir", alertou o médico ortopedista, keniti Mizuno.
Daniel Rizzi é fotógrafo e precisa de computadores, tablets e celulares para trabalhar. Ele já enfrentou tendinites por causa do mouse do computador e está preocupado. Os exercícios de prevenção podem ser uma boa saída na opinião dele. "Deixar de usar é impossível, mas vou tentar amenizar as dores que vierem a ter. A minha rotina como repórter fotográfico é corrida. Faço as fotos, as matérias que preciso e dependendo precisa da agilidade baixo as fotos no tablet, mando por internet 3G para o jornal. Isso facilita o andamento da redação", disse.
A recepcionista é outra que não desgruda do equipamento. "É mais prático, você pode falar com quem quiser e dar algum recado importante. É um meio mais rápido. Mexo bastante com computador, com o celular. Estou sempre enviando mensagem. É assim mesmo minha rotina. Vai ficar um pouco difícil mudar esse hábito porque já acostumei. Mas vou tentar diminuir, quem sabe, mexer um pouco menos no celular", avisou a recepcionista Michele Santos da Silva.

Raio-X é feito nas mãos para detectar problema (Foto: Reprodução/TV TEM)Raio-X é feito nas mãos para detectar problema

Nenhum comentário: