sexta-feira, 27 de julho de 2012

A SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ESPANHA


Espanha registra o maior índice de desemprego desde a década de 70



O índice bateu em quase 25%, o mais alto desde que a estatística começou a ser registrada. São 5,7 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho.


Na Espanha, os números do desemprego saíram e assustam. Os dados divulgados na manhã de sexta-feira (27) mostram que a crise se agravou. O índice bateu em quase 25%, o mais alto desde que a estatística começou a ser registrada, na década de 70. São 5,7 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho.
As filas de distribuição de comida aumentaram em toda a cidade, independente da classe social. Os moradores esperam horas na fila para receber pacotes de macarrão, sopa, batata. A situação ficou ainda mais dramática porque aumentou o número de famílias em que pai e mãe estão desempregados.
Apesar do drama dos espanhóis, a semana terminou com uma trégua no mercado financeiro. As bolsas se animaram depois da declaração do presidente do Banco Central da Europa, Mario Draghi. Ele disse que vai fazer o que for necessário para salvar o Euro.
Na Alemanha, a primeira ministra Angela Merkel, símbolo da austeridade, deu o exemplo. Foi a uma festa de gala ontem com o mesmo modelo que usou há quatro anos.

Nenhum comentário: