quarta-feira, 25 de julho de 2012

VENEZUELA


Venezuela vai se retirar de Corte Interamericana



CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na terça-feira que seu governo vai se retirar da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O mandatário acusou a organização de "atropelar" a Venezuela e desrespeitar a soberania de seu país. Para analistas, a medida é um protesto contra uma recente sentença da Corte a favor de um venezuelano acusado de participar de ataques contra sedes diplomáticas em 2003.
Durante um ato militar realizado na cidade de Puerto Cabello, Chávez disse que deu instruções ao chanceler Nicolás Maduro para que o governo venezuelano saia da Corte Interamericana, sediada na Costa Rica.
- Não vamos esperar mais, temos que sair por dignidade - afirmou o presidente. - A Corte Interamericana se voltou a atropelar a Venezuela e o direito internacional.
O dirigente criticou o tribunal pela decisão em favor do venezuelano Raúl Díaz, acusado de participar em 2003 de bombardeios na embaixada da Espanha e no consulado colombiano em Caracas. Na última sexta-feira, a Corte condenou a Venezuela por violação do direito à integridade física e por maus tratos durante a prisão de Díaz, em 2004.
O suposto terrorista nega participação nos atentados, que feriram quatro pessoas. Condenado a nove anos de prisão, Díaz fugiu da Venezuela em 2010, depois de obter permissão para sair para trabalhar. Chávez acusou o tribunal de apoiar o "terrorismo" ao se aliar com Diaz.


Nenhum comentário: