quinta-feira, 26 de julho de 2012

TOYOTA LÍDER MUNDIAL DE VENDAS


Toyota retoma liderança mundial nas vendas de veículos



Montadora japonesa vendeu 4,97 milhões de unidades no semestre.
VW vendeu 4,45 milhões de veículos, enquanto a GM, 4,67 milhões.


toyota hilux 2012 (Foto: Divulgação)Toyota supera crise causada por terremoto e
enchente

A montadora japonesa Toyota vendeu quase 5 milhões de veículos no primeiro semestre do ano, um recorde que permite à empresa recuperar a liderança mundial, superando General Motors e Volkswagen.
Ao todo, a Toyota vendeu 4,97 milhões de unidades a suas concessionárias em todo o mundo entre janeiro e junho, segundo números divulgados nesta quinta-feira (26).
A alemã Volkswagen anunciou a venda de 4,45 milhões de veículos durante o mesmo período (alta de 8,9%) e a norte-americana General Motors 4,67 milhões (aumento de 3%), segundo a imprensa japonesa.
O resultado da Toyota representa uma alta de 33,7% em ritmo anual.
No ano passado, a montadora sofreu graves perdas na produção causadas por desastres naturais no Japão e na Tailândia, o que prejudicou o abastecimento local e as exportações de veículos e componentes.

Triplicar lucro

A Toyota prevê triplicar o lucro operacional neste ano para mais de US$ 12,5 bilhões, à medida que a montadora japonesa recupera o espaço que perdeu em mercados dos Estados Unidos à China. O resultado, contudo, ainda ficaria abaixo da metade do que ganhava antes da crise financeira global.
Para isso, a empresa diz que vai cortar mais custos para compensar a valorização da moeda japonesa, que prejudica a rentabilidade das exportações. 
A Toyota prevê ainda lucro líquido de 760 bilhões de ienes, o melhor em cinco anos.

Nenhum comentário: