sábado, 28 de julho de 2012

SBPC


SBPC quer proteção dos saberes tradicionais, diz presidenta

 

 

Helena Nader assumiu compromisso de enviar documento ao governo federal.

Conflito entre quilombolas e Base de Alcântara inspirou medida


Presidenta da SBPC, Helena Nader, fala em palestra na 64ª reunião, em São Luís (Foto: Flora Dolores/O Estado)Presidenta da SBPC, Helena Nader, fala em palestra
na 64ª reunião, em São Luís

A Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) vai enviar um documento com propostas para a proteção dos saberes tradicionais. Foi o que disse a presidenta da instituição, Helena Nader, em palestra, nesta sexta-feira (27), pelo encerramento da 64ª reunião anual, que aconteceu esta semana, em São Luís.
Nader destacou a participação significativa da comunidade, notando o "envolvimento muito forte do público”, frisou.
O debate do conflito entre a comunidade quilombola e a instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi lembrado pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, que, em nome da UFMA, assumiu o compromisso de intermediar a situação. O professor lembrou ainda que a reunião serviu para popularizar as áreas de ciência e tecnologia no Estado.
De acordo com a organização do evento, 25 mil pessoas de 700 cidades de todos os Estados circularam diariamente pelo evento. Dos 4.816 trabalhos registrados, 4.009 foram aceitos. Do número global, 189 trabalhos foram apresentados por estudantes do ensino médio ou profissionalizante.

Próximas reuniões

As duas próximas reuniões da SBPC já estão marcadas. Em 2013, o encontro acontecerá na segunda quinzena de julho no Recife, em Pernambuco. Em 2014, a reunião será na cidade de Rio Branco, no Acre.

Nenhum comentário: