segunda-feira, 30 de julho de 2012

POLÊMICA RUSSA


Entra em vigor na Rússia lei que cria "lista negra" na internet

Uma polêmica lei russa sobre "listas negras" de sites na internet entrou em vigor nesta segunda-feira, com o objetivo anunciado de proteger os menores de idade de "informações perigosas", mas analistas temem que sirva para o governo censurar os internautas.
A lei, promulgada no sábado pelo presidente Vladimir Putin e publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial, prevê a criação de um registro federal que regulamente a atividade dos sites com informações proibidas pela lei, o que obrigará os proprietários ou provedores de acesso a fechar os endereços.
Aprovada em meados de julho pelo Parlamento russo, a lei busca reprimir os portais que divulgam pornografia de caráter pedófilo, assim como os endereços que promovem o consumo de drogas ou apresentam conselhos de suicídios, mas muitos analistas suspeitam que o governo deseja censurar a internet na Rússia.
Em menos de três meses, Vladimir Putin, que retornou em maio ao Kremlin, reforçou o controle sobre a sociedade civil russa, após inédito movimento de críticas, com a adoção de uma série de leis consideradas repressivas pela oposição.


Nenhum comentário: