sexta-feira, 27 de julho de 2012

FESTIVAL PARAIBANO


Festival Regional de Gastronomia do Caminhos do Frio acontece na PB



Diversos pratos saborosos são servidos durante o festival. 
Roteiro tem início no município de Bananeiras.


Os participantes do roteiro Caminhos do Frio também vão poder saborear a culinária do Brejo paraibano durante o V Festival Regional de Gastronomia do Caminhos do Frio. O roteiro tem inicio em Bananeiras e vai oferecer aos turistas pratos diferenciados com ingredientes característicos da cozinha regional, como a cachaça, mel de engenho, banana e tilápia.
De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, os festivais gastronômicos são excelentes alternativas culturais para quem vai participar do Caminhos do Frio. “A gastronomia faz parte do turismo de experiência e as cidades do Brejo como Bananeiras e Areia já estão com iniciativas neste segmento, focadas na produção associada ao turismo”, explicou Regina.


Prato servido durante o Caminhos do Frio na Paraíba (Foto: Divulgação/Cacio Murilo)Camarão ao Rodriguez é servido durante o festival
gastronômico

O chefe de cozinha e consultor do Sebrae Paraíba, Josimar Aurélio, disse que a proposta dos festivais vai além da criação de receitas com ingredientes locais e busca resgatar a autoestima e a história cultural das cidades e dos seus moradores. “Trabalhamos com elementos que fazem parte da cultura de vários municípios e que muitos desconhecem ou associam a algo de pouco valor ou sem utilidade. A cachaça, a tilápia, o mel de engenho e a banana são ingredientes que podem ser muito bem trabalhados em receitas, mas é preciso acabar com os estigmas relacionados a estes produtos”, ressaltou o consultor.


Tapioca cordel bananeiro é uma das delícias do Caminhos do Frio na Paraíba (Foto: Divulgação/Cacio Murilo)Tapioca cordel bananeiro é uma das delícias do
festival

Josimar Aurélio, que foi um dos responsáveis pelo acompanhamento na elaboração dos pratos, explicou que todas as receitas foram elaboradas especialmente para o evento. “São pratos diferenciados que podem ser oferecidos mesmo após o Festival. O evento é uma grande oportunidade para o empreendedor inovar e fazer novos clientes a partir do serviço e da aceitação da receita pelos visitantes consumidores. Nos anos anteriores, pratos desenvolvidos exclusivamente para o festival foram inseridos nos cardápios de diversos empreendimentos”, disse Josimar.


Pizza servida durante o Caminhos do Frio na Paraíba (Foto: Divulgação/Cacio Murilo)Pizza lagoa do encanto é um dos pratos servidos
durante o festival

O Festival Regional de Gastronomia de Bananeiras começou na quinta-feira (26). Até o encerramento do Caminhos do Frio, 15 equipamentos gastronômicos da cidade irão oferecer iguarias, como o Camarão ao Rodriguez (camarão flambado na cachaça, com mel de engenho e penne tricolore), Pizza Lagoa do Encanto (massa de pizza coberta com filet de tilápia e banana assada), Tapioca Cordel Bananeiro (carne de sol na nata, com banana assada e mel de engenho apimentado), entre outras receitas.
Os circuitos gastronômicos da Rota Cultural Caminhos do Frio são uma realização do Sebrae Paraíba. Além de Bananeiras, as cidades de Serraria (30 de julho a 5 de agosto), Areia (13 a 19 de agosto), Alagoa Grande (20 a 26 de agosto) e Alagoa Nova (27 de agosto a 2 de setembro) também promoverão o evento.

Nenhum comentário: